“Fabico + Humanista” estreia com primeiras reportagens de estudantes de jornalismo

Seção é dedicada a reunir produções oriundas de disciplinas oferecidas por diferentes cursos da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação.

Fabico + Humanista

O Humanista estreia nesta quinta-feira, dia 26, a seção Fabico + Humanista, dedicada a reunir produções oriundas de disciplinas oferecidas por diferente cursos da Fabico (Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação) da UFRGS. E quem inaugura o espaço são estudantes que cursaram no primeiro semestre de 2019 a disciplina Fundamentos da Reportagem, que compõe a segunda etapa da grade curricular do curso de Jornalismo e é ministrada pela professora Thaís Furtado.

São 18 reportagens, todas com pautas que têm alguma relação com o tema dos direitos humanos, especialização do portal. Leia!

Vozes de origem em folhas de papel (Joyce Rocha)

(Des)construção histórica (Arthur Mezacasa)

Loucura em família (Fernanda Polo)

Literatura periférica: um refúgio em meio ao caos (Andressa Marques)

Maquiagem para quem? (Pâmela Maidana)

Yoga também é coisa de criança (Mariana Bier)

Pais melhores (Fabiana Sasi)

O mantra que ecoa da Azenha (Júlia Diefenbach)

O poder da agricultura de vida (Maria Eduarda Romagna)

Tinta que dá voz (Bettina Gehm)

Educar para pacificar (Guilherme Jacques)

Jornalismo esportivo: um sonho para quem? (Flávia Simões)

Sonhos em busca de realização (Gabriel Muniz)

A quem interessa o racismo no futebol brasileiro? (Pedro Pacheco Trennepohl)

Um lar e uma retagurada para os que moram na rua (Jovana Dullius)

Outros caminhos para aprender (Vanessa Dias)

Caminhos sem fim (Thauane Silva)

A luta feminina na computação (Vitória Fagundes dos Santos)


Uma Fabico mais Humanista

Felipe Moura de Oliveira, professor que ministra a disciplina Laboratório de Jornalismo Convergente, responsável pelo Humanista, diz que a intenção é dar visibilidade aos trabalhos produzidos em disciplinas que resultam em produtos, como é o caso de Fundamentos da Reportagem, uma das primeiras disciplinas em que os estudantes aprendem técnicas de jornalismo em profundidade, redundando nas reportagens finais como avaliação.

Também neste ano, o foram publicadas fotorreportagens oriundas da disciplina de Fotojornalismo II, ministrada pela professora Ana Taís Portanova, telejornais da disciplina de Telejornalismo II e grandes reportagens de Telejornalismo III, ministradas pelo professor  Sean Hagen – além de trabalhos mais pontuais, como é o caso de reportagens guiadas por dados, da disciplina Ciberjonalismo II, ministrada pelo professor Marcelo Träsel. A professora Thaís Furtado ministra também a disciplina Jornalismo Impresso, que produz a revista Sextante, outra parceira do portal.

Em 2019, também foram publicadas narrativas interativas produzidas no primeiro semestre na disciplina Sistemas de Produção Multimídia, oferecida a estudantes dos cursos de Design Visual, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo, sob a orientação da professora Ana Gruszynski e da estagiária de docência Mariana Amaro, pesquisadora de doutorado do PPGCOM/UFRGS; a titular é a professora Suely Fragoso, que ao longo do primeiro semestre de 2019 esteve afastada para a realização de estágio de pós-doutorado na Polônia.


FOTO: Arquivo/Fabico-UFRGS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *