Por que o sarampo voltou? Entenda a importância da vacina

Ministério da Saúde lança nova campanha de vacinação contra doença que havia sido considerada
erradicada no Brasil em 2016

Caroline Silveira / #ExplicaçãoHumanista

Nos últimos três meses, foram confirmados mais de 5 mil casos de sarampo no Brasil. A doença foi considerada erradicada pela OPAS (Organização Pan Americana de Saúde) em todo o território nacional em 2016, quando o país completou 12 meses sem registrar casos do vírus.  

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o sarampo voltou a assolar diversos países no mundo. Por não ter um tratamento específico é uma doença muito perigosa, principalmente para crianças. No Brasil foram confirmados 13 óbitos nos últimos 90 dias – 7 crianças com menos de 5 anos de idade, dois adultos na faixa etária de 20 a 39 anos e quatro adultos acima de 40 anos.

Por que a doença retornou após ser erradicada? Como a vacina funciona e por que ela é tão importante? É o que a gente traz pra você neste Explicação Humanista. Confira!



A nova Campanha de Vacinação contra o Sarampo

Para evitar uma epidemia da doença, o Ministério da Saúde lançou, no dia 7 de outubro, a nova Campanha da Vacinação contra o Sarampo. Ela será dividida em dois momentos. 

A primeira fase acontece do dia 7 ao dia 25 de outubro, e visa vacinar crianças de seis meses a 5 anos incompletos. Entre 18 e 30 de novembro, a campanha é dirigida ao reforço da vacina em adultos de 20 a 29 anos. 

O Dia D da vacinação acontece no dia 19 de outubro (sábado) em todo o território nacional. Para atender ao público, a Prefeitura de Porto Alegre determinou o passe livre nos ônibus que circulam pela cidade neste sábado. 


FOTO DE CAPA: Reprodução

EDIÇÃO DE VÍDEO: Juliana Maciel


ERRATA

No vídeo a informação é de seis óbitos confirmados. No texto corrigimos para 13, dado divulgado pelo Ministério da Saúde no dia 18 de outubro de 2019.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *