“Vamos sair mais fortes como comunicação profissional”, aposta autor de guia de mídia sobre Coronavírus; ouça

Professor Luiz Artur Ferraretto, da Fabico/UFRGS, contribui no enfrentamento da pandemia com livro que orienta atuação de jornalistas e comunicadores.

Gabriela Plentz / #EntrevistaHumanista

“Todos os meios, em uma realidade cada vez mais convergente, devem apoiar a sociedade no combate à pandemia provocada pelo SARS-CoV-2 [nome técnico do novo Coronavírus]”. É a frase que justifica, logo nas primeiras páginas, o guia prático de mídia publicado essa semana pelo professor Luiz Artur Ferraretto, da Fabico/UFRGS. Escrito em parceria com o colega Fernando Morgado, da Facha (Faculdades Integradas Hélio Alonso), do Rio de Janeiro, Covid-19 e comunicação, um guia prático para enfrentar a crise orienta a atuação de jornalistas e comunicadores na cobertura da pandemia.

No #EntrevistaHumanista, Ferraretto conta os bastidores da produção do guia (que pode ser baixado gratuitamente), destaca a necessidade de precisão no trato das informações envolvendo desde a prevenção até a circulação do vírus e seus efeitos sobre a população. Ele também chama a atenção para a importância da comunicação profissional. Conforme pesquisa do instituto Datafolha publicada no final de março, programas jornalísticos de TV (61%) e jornais impressos (56%) lideram no índice de confiança sobre informações envolvendo o Coronavírus, seguidos por programas jornalísticos de rádio (50%) e sites de notícias (38%).

Em pouco mais de 40 minutos de conversa com o Humanista por telefone, em meio ao isolamento social, o professor da Fabico/UFRGS trata ainda da relação do jornalismo com as fontes; da importância do uso das terminologias corretas nas notícias; do combate às chamadas “fake news” e ao sensacionalismo que produz pânico; cuidados de saúde também para os profissionais de comunicação e as mudanças nas suas rotinas de trabalho. Ouça!



Livro pode ser baixado gratuitamente   

Covid-19 e comunicação, um guia prático para enfrentar a crise foi editado sob o selo do NER (Núcleo de Estudos de Rádio), do qual o professores Luiz Artur Ferraretto e Fernando Morgado fazem parte como coordenador e coordenador-adjunto, respectivamente. O livro tem 62 páginas entre as quais se distribuem os quatro eixos que organizam o conteúdo (concebido para ser visualizado com facilidade na tela de um celular): flexibilidade, coragem, responsabilidade e parceria.

Com seus direitos de uso totalmente liberados, desde que citada a fonte, a obra foi planejada para estar disponível também em versões em espanhol, francês e inglês, que, segundo Ferraretto, serão lançadas em breve. Para ler o livro gratuitamente basta baixá-lo clicando na imagem abaixo. O contato com o NER para críticas e sugestões pode ser feito por meio do endereço eletrônico nucleodeestudosderadio@gmail.com.


FOTO DE CAPA: David Becker/AP Photo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *