A ÁRVORE QUE PRODUZ ENERGIA ELÉTRICA

 arch2o-wind-tree-turbine-newwind-04A Wind Tree, ou em português “Árvore de Vento”, é uma árvore artificial que produz eletricidade renovável através do vento (até com leves brisas). A ideia veio à cabeça de Jérôme Michaud-Larivière quando ele reparou que as folhas das árvores de uma praça tremiam mesmo quando não se sentia qualquer brisa.

Jérôme então criou a empresa NewWind para desenvolver o seu projeto. Foram 3 anos de investigação que culmiraram com a criação de um protótipo de 11 metros de altura, com 72 folhas artificias de plástico, que foi instalado em Pleumeur-Bodou, na França. A árvore pode ser ligada tanto à rede pública, quanto a casas particulares para gerar eletricidade renovável, sem emissões de poluentes e de forma completamente silenciosa.

O sistema consegue produzir energia com ventos de apenas 2 m/s (uma turbina eólica clássica normalmente produz energia a partir de ventos de 4 m/s). Estima-se que a energia gerada pelas 72 folhas seja de 3,1 kW. Segundo informações do projeto, uma Wind Tree equivale a 864 kg de carvão ou a 41 galões de 15 litros de petróleo. Ao produzir 2400 kWh com este sistema de vento, são evitadas as emissões de 3,2 toneladas de CO2 na atmosfera, comparativamente com uma central térmica a petróleo. A árvore foi projetada para uma vida longa (dura mais de 25 anos) e é resistente às tempestades.  Mas, apesar das vantagens, o custo de fabricação de uma Wind Tree é ainda muito elevado: 29.500 Euros, ou 132.000 Reais. Para driblar este “empecilho” a empresa vem trabalhando em formas alternativas de implementação do sistema.

Gostou?, compartilhe em:
Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Facebook
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *