Aluno do PPG em Ciência Política participa de conferência na Alemanha

A 11ª Conferência sobre Pesquisa de Partidos Políticos do Instituto de Estudos Internacionais de Partidos e Direito Partidário da Universidade de Düsseldorf, aconteceu no início deste mês. O evento internacional, teve como tema central: a análise dos mecanismos que sustentam os partidos e a relação dos mesmos com a sociedade.

O trabalho de Bruno Schaefer abordou as estratégias de distribuição dos recursos partidários, no caso brasileiro. Ele analisa “Quais os candidatos que os partidos - através de suas Direções Nacionais - beneficiam com mais recursos financeiros? E o que pode nos auxiliar a explicar isso?”.

Para o doutorando, o tema dos partidos políticos vem despertando interesse também fora da academia. “Uma vez que essas organizações passam por um processo de crise e/ou adaptação, num contexto de maior personalização da política; e de fortalecimento de mecanismos não tradicionais de campanha, como a internet- especialmente as redes sociais”, explica.

De acordo com o aluno, a contribuição do diretor do Instituto e coordenador do painel, Professor Thomas Poguntke; bem como a possibilidade de compartilhar dados com pesquisadores da Europa, foi importante para o prosseguimento de sua pesquisa. 

O pesquisador salienta a relevância do tema,  “dado que as alterações na legislação brasileira, com a proibição de doações empresariais, a partir de 2015, aumentaram o dinheiro público disponível aos partidos.” Para ele, “saber como essas organizações investem este montante é essencial em termos de transparência e accountability.”

A viagem de estudos do aluno contou com o apoio da Fundação Konrad Adenauer Brasil.

Veja o trabalho completo aqui