Chamada de trabalhos para o Seminário 150 Anos da Sociedade Beneficiente e Cultural Floresta Aurora – Clubes sociais negros: vivências, memórias, história e patrimônio

As inscrições para apresentação de trabalhos para o Seminário 150 Anos da Sociedade Beneficiente e Cultural Floresta Aurora – Clubes sociais negros: vivências, memórias, história e patrimônio estão abertas até o dia 15 de agosto. O convite é para pesquisadores(as) e/ou grupos de pesquisa, vinculados ou não aos NEABI's, intelectuais, ativistas, escritores(as) e artistas para inscrever trabalhos a serem apresentados durante o Seminário. Será a oportunidade de refletir e debater o papel dos clubes sociais negros no Brasil; retratar suas memórias, histórias e principais lideranças; discutir o seu lugar nas políticas culturais de patrimonialização e tratar de seus rumos no Século XXI.

As inscrições deverão ser enviadas para o e-mail: cultura@florestaaurora.com.br com as seguintes informações: 1) nome do(a)s proponentes e instituição a que está vinculado(a); 2) título da comunicação; 3) resumo da apresentação (10-20 linhas).

Em dezembro de 2022, a Sociedade Floresta Aurora completa 150 anos de existência. Fundado em 1872, sua origem remonta ao contexto das lutas abolicionistas, e sua história se confunde com a agenda das organizações negras em suas reivindicações e conquistas sociais. No atual quadro de retrocesso político e de recrudescimento do racismo em nosso país, lembrar esta longa trajetória constitui, em si, uma ação de resistência.


Entre as atividades comemorativas de seu sesquicentenário, em parceria com o Departamento de Educação e Desenvolvimento Social, da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Sociedade vai realizar nos dias 27, 28, 29 e 30 de setembro de 2022, o Seminário Internacional 150 Anos da Sociedade Beneficiente e Cultural Floresta Aurora – Clubes sociais negros: vivências, memórias, história e patrimônio.