Em homenagem a Enrique Padrós, o Departamento de História realiza ciclo de atividades para relembrar a trajetória do professor

Na próxima sexta-feira (11), às 18h, começa a primeira live do Departamento de História do IFCH para homenagear a trajetória  acadêmica e intelectual do professor Enrique Padrós, falecido em 23 de dezembro de 2021. O encontro terá coordenação e apresentação do docente Cesar Augusto Barcellos Guazzelli, do mesmo departamento da casa, com a participação de orientandos, ex-orientandos e pesquisadores(as) que acompanharam o professor.

Padrós nasceu no Uruguai e fez toda a sua formação acadêmica na UFRGS. O professor ministrava as disciplinas das áreas de Ensino de História e de História Contemporânea, além de orientar estudantes de mestrado e doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em História. Foi coordenador do Movimento de Justiça e Direitos Humanos do RS entre 2011 e 2012 e integrou o Conselho Científico da Rede de Estudo dos Fascismos, Autoritarismos, Totalitarismos e Transições. 

Sua tese de doutorado "Como el Uruguay no hay... Terror de Estado e Segurança Nacional - Uruguai (1968-1985): do Pachecato à Ditadura Civil-Militar" é considerada uma referência sobre o tema das ditaduras recentes na América Latina e sobre o conceito de terrorismo de Estado.

O evento será transmitido pelo canal do IFCH no Youtube (https://www.youtube.com/ifchdaufrgs).