Hélgio Trindade lança livro de resgate da história das ciências sociais na América Latina e no Caribe

O livro “Uma longa viagem pela América Latina: Invenção, reprodução e fundadores das ciências sociais”, já disponível para download, é de autoria de Hélgio Trindade, professor aposentado do IFCH, ex-reitor da UFRGS e pesquisador Sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O lançamento ocorreu pela editora CLACSO, em agosto de 2021. Acesse aqui: https://bit.ly/3yf7seU

A obra reconstrói partes significativas da história das ciências sociais na América Latina e no Caribe. Os conhecimentos latino-americanos nesse campo adquiriram notável reconhecimento internacional nas décadas de 1950, 1960 e 1970, e se caracterizaram pelo pensamento crítico próprio e pela mistura de disciplinas e teorias.

Hélgio, professor permanente no PPG em Políticas Públicas da UFRGS, fez e faz parte do processo de construção das ciências sociais latino-americanas, tanto por suas pesquisas e estudos quanto pela atuação em organizações acadêmicas nacionais e internacionais (CLACSO, AUGM, ANPOCS, IESALC/UNESCO, UNILA).