IFCH NA FEIRA DO LIVRO

Sessão de Autógrafos das obras:

 Escrevam Porque as Ditaduras Não Duram para Sempre Ed. 2 de Loiva Otero Felix Daniela Oliveira Silveira

Dia 07 de novembro - 18h 30min , na Praça de Autógrafos

Sinopse: A  Obra que enfoca o período da ditadura civil-militar, inaugurado com outro golpe de Estado em 1964, a partir da trajetória de uma bravíssima mulher de lutas e realizações. Esta edição além do novo prefácio e de uma revisão geral, conta com capítulo que discute as alterações histórica pelas quais o Brasil passou desde o fim dos governos Fernando Henrique Cardoso até o contexto atual.

 

O Rio Grande do Sul Revisitado: Novos Capítulos - Organizadores Eduardo & Carla Brandalize

Dia 07 de novembro - quinta-feira, à 17h30, na Praça de Autógrafos

Sinopse: O Rio Grande do Sul Revisitado: Novos Capítulos - História - Regionalismo - Política - Organizadores Eduardo & Carla Brandalize - Recuperar tais dimensões, para matizar as interpretações pautadas em uma suposta especificidade singular, tem contribuído em muito para fazer frente contra os particularismo e regionalismos que por décadas sustentaram a produção de uma "história diferente" para o Sul do Brasil. Entre outros ganhos e sem negar as implicações singulares relativas à história de uma região fronteira, a ampliação dos horizontes de análise mostram que essa não foi ou é a "única" fronteira americana. Capítulo sobre a mitologia nativa de ser o RGS o "Estado mais politizado do Brasil". LUIZ ALBERTO GRIJÓ

Além dos organizadores, Eduardo Neumann e Carla Brandalise, os demais autores são, por ordem de capítulos: Max Ribeiro Mrpr; Artur Henrique Franco Barcelos; Fábio Kühn; Adriano Comissoli; Daniela Vallandro de Carvalho; Guinter Leipnitz; Paulo Moreira; Rodrigo De Azevedo Weimer; e Cássia Silveira.

Os organizadores são do IFCH. Entre os demais autores temos os professores Fábio Kuhm e  Luiz Alberto Grijó, ambos do Departamento de História.