Lançamento e debate do livro Capitalismo de Estado sob o neoliberalismo: o caso da agricultura e alimentação no Brasil.

A palestra do professor Alessandro Bonanno abordará as transformações da agricultura e do setor agroalimentar no Brasil a partir de uma análise das interfaces entre a ação estatal e a expansão dos processos de globalização e liberalização dos mercados agrícolas. 

Com uma longa trajetória de pesquisas no Brasil, o pesquisador retorna ao país no âmbito de uma cooperação com o Laboratório de Estudos Rurais (LAE-Rural) do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e virá à Porto Alegre lançar seu mais recente livro, organizado em parceria com a Dra. Salete Cavalcanti da UFPE, e que conta com a colaboração do Professor do PPGS-UFRGS Paulo Niederle.

 

 

O professor Bonanno é uma das principais referências mundiais da sociologia da agricultura, já tendo publicado diversas obras sobre as dinâmicas dos mercados agroalimentares. Dentre seus livros mais recentes também se destacam:

Bonanno, Alessandro and Josefa Salete Cavalcanti. 2014. Labor Relations in Globalized Food. Emerald.

Bonanno, Alessandro, Kae Sekine and Hart Feurer. 2019. Geographical Indication in the Development and Democratization of Global Agri-FoodNew York: Routledge.

Bonanno, Alessandro and Steven Wolf. 2018. Resistance to Neoliberal Agri-Food: A Critical AnalysisNew York: Routledge.

Bonanno, Alessandro. 2017. The Legitimation Crisis of Neoliberalism: The State, Will-Formation and ResistanceNew York: Palgrave-Macmillan.