Palestra Estados de Bem Estar emergentes - no Ilea

"Estados de Bem Estar emergentes: o fim dos estados de bem estar social ou a mundialização da proteção social?" é o tema da palestra ministrada pela Professora do PPG de Sociologia Soraya Cortes. O evento, que vai ocorrer no dia 10 de dezembro, às 14h - na Sala do Pesquisador do ILEA, faz  parte do Ciclo de Conferências Estudos Avançados em Ciências e Humanidades.

A palestra revisará o conceito de Welfare State clássico de Esping Andersen, que considerava apenas os Estados dos países do Norte Global. Serão apresentadas evidências de que a preocupação com a proteção social e a melhoria das condições de vida têm se estendido ao Sul Global, a ponto de autores como Göran Therborn falarem em Estados de Bem Estar Emergentes. 

No entanto, isso não quer dizer que todos os países do Sul Global estejam caminhando nessa direção ou que não haja retrocessos, tanto no Sul como no Norte Global. Também não quer dizer que a desigualdade tenha diminuído, ela pode inclusive ter aumentado, mesmo no Sul Global. 

 A questão será abordada considerando grupos de países e não apenas casos individuais, como por exemplo: Brasil, desde 2015; e Grã Bretanha e boa parte da Europa, desde o final do dos anos 1980.

Soraya Vargas Cortes é  Professora Titular do Departamento de Sociologia da UFRGS, Coordenadora do Grupo de Pesquisa Sociedade e Políticas Públicas e Presidente do Research Committee Futures Research da International Sociological Association.

A atividade é gratuita. Terá inscrições na hora e no local, com certificado via portal de extensão.