Trabalho doméstico é o tema do podcast Hora do Trampo

“Fronteiras da domesticidade: as trabalhadoras domésticas e a história ensinada” é o quarto episódio do podcast Hora do Trampo, projeto desenvolvido junto ao Departamento de História da UFRGS. O convidado do bate-papo é o professor Maurício Reali Santos, licenciado e mestre em História pela UFRGS, e professor da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Maurício fala de sua pesquisa sobre o trabalho doméstico nos anos 1940 e 1950 em Porto Alegre e também sobre as possibilidades de utilização deste estudo em sala de aula.

Debruçando-se sobre fontes empíricas diversas, como anúncios de emprego em jornais, processos judiciais e entrevista, Santos conseguiu reconstituir e analisar o cotidiano de um ofício marcado pela quase ausência de direitos trabalhistas, e no qual o trabalho invadia o espaço privado. A pesquisa originalmente foi realizada para o mestrado no PPG da UFRGS, entre 2015 e 2018, e posteriormente publicada em livro com o nome “Nas fronteiras da domesticidade – experiências e lutas de trabalhadoras domésticas por direitos em Porto Alegre (1941-1956)”, pela Paco Editorial.

O podcast Hora do Trampo é produzido pela profa Dra Clarice Gontarski Speranza e por Willian Cândido Mengue, graduando em História/UFRGS e bolsista do projeto. O projeto de identidade visual é de Milena de Santos Gomes, graduanda em Publicidade e Propaganda/UFRGS. Hora do trampo tem cerca de 30 minutos de duração e está disponível no canal youtube do IFCH/UFRGS e também na plataforma Spotify.  

Hora do trampo integra o projeto “História do Trabalho na Escola”, com coordenação da profa Clarice, do departamento e do PPG em História da UFRGS e líder do Grupo de Pesquisa CNPq Trabalho, Resistência e Cultura (Trescult). O projeto tem como objetivo produzir atividades educativas em formato digital para a rede escolar de Educação Básica do Rio Grande do Sul contemplando pesquisas no campo da história do trabalho. O projeto “História do Trabalho na Escola” e foi um dos contemplados no Edital do Programa Ciência na Sociedade Ciência na Escola da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRGS em 2021.