Design e Educação

CoordenadorPaulete Fridman Schwetz

Objetivos: Desenvolver pesquisas na área de design educacional de maneira a auxiliar a elaboração de projetos educacionais, tanto na modalidade presencial quanto na modalidade à distância, aplicando metodologias e técnicas que venham a facilitar o processo de ensino e aprendizagem.

Alunos que fazem parte da linha de pesquisa: Franciele Andretta, Gabriel Bertalucci da Costa, Lucas da Silva Alves, Rodrigo Sampaio, Tiago Calcanhoto.

Projetos envolvidos:

DIRETRIZES PARA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO À DISTÂNCIA DA FERRAMENTA AUTOCAD 2D: Nos últimos anos, com o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, surge a necessidade da realização de mudanças significativas nas práticas educacionais e, consequentemente, nos modelos pedagógicos utilizados. Dentro deste panorama, a Educação à Distância (EaD) surge como uma alternativa bastante atraente. Essa prática proporciona o surgimento de um novo espaço pedagógico que se caracteriza por proporcionar a possibilidade de comunicação multidirecional entre os sujeitos, mesmo quando estes se encontrem distantes espacialmente, devido ao suporte dos recursos tecnológicos utilizados. O objetivo principal desta pesquisa é definir diretrizes para a implantação do Ensino à Distância da ferramenta para a representação de desenhos técnicos denominada AutoCAD. Desta forma, procurar-se-á oportunizar um espaço onde as tecnologias digitais e a formação docente sejam articuladas para a construção e viabilização de uma postura pedagógica mais condizente com o que é esperado na educação no ensino superior nos dias de hoje.
Alunos participantes desse projeto: Franciele Andretta (Bolsista SEAD) e Gabriel B. Costa (Bolsista de IC BIC/UFRGS).

DIRETRIZES PARA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO À DISTÂNCIA DA FERRAMENTA REVIT: O advento da Educação a Distância traz consigo novas possibilidades em termos de qualidade de aprendizado, flexibilidade de tempo para os estudantes, facilidade de acesso de qualquer local com acesso à Internet e disponibilidade de educação para locais onde antes não era possível um ensino muito específico de qualidade. Além disso, essa proposta pedagógica proporciona o desenvolvimento de competências e habilidades e de redes de convivência, tornando o aluno protagonista no processo da aprendizagem construída de forma cooperativa. No entanto, a qualidade dos cursos à distância ainda é uma indagação que permanece. O objetivo principal desta pesquisa é definir diretrizes para a implantação do Ensino à Distância da ferramenta de modelagem orientada ao objeto para a representação de projetos de engenharia denominada REVIT. A implantação do ensino do REVIT à distância conseguirá beneficiar os alunos de graduação de Engenharia, que poderão contar com material instrucional especialmente desenvolvido, procurando capacitá-lo a utilizar essa ferramenta computacional para a visualização, criação, edição e impressão de seus projetos.
Alunos participantes desse projeto: Lucas da Silva Alves, Rodrigo Sampaio, Tiago Calcanhoto, todos bolsistas de Iniciação Científica voluntários.