Design e Sustentabilidade

CoordenadorJocelise Jacques de Jacques

Objetivos: Desenvolver pesquisas na área de design e sustentabilidade que venham a contribuir com as demais linhas de pesquisa do grupo.

Projetos envolvidos:

ESTUDO DE MÉTRICAS DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E SOCIAL NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS. Estudar métricas baseadas no conceito berço ao berço, ou seja, que abranjam as áreas de materiais, reutilização de materiais, uso da água, consumo de energia e responsabilidade social. Analisar estas métricas por meio de avaliações de iniciativas em produtos ambientalmente amigáveis.

ESTUDO SOBRE METODOLOGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO NO CONTEXTO DO DESIGN SOCIAL E DE PRATICAS COLABORATIVAS. Confrontar as práticas de projeto convencionais com as realidades de comunidades em estado de vulnerabilidade, ou de coletivos urbanos organizados sob economias alternativas que possuem demandas muitas vezes negligenciadas pelo mercado tradicional, contribuindo para o ensino, a pesquisa e a extensão dentro deste tema.

ESTUDO DE BOAS PRÁTICAS EM DESIGN PARA REDUZIR O IMPACTO AMBIENTAL DO FIM DO CICLO DE VIDA DOS CALÇADOS. Fazer um diagnóstico de boas práticas utilizadas nos processos de Design de calçados (criação e desenvolvimento), que convergem com princípios de sustentabilidade ambiental e visem reduzir o impacto ambiental do final do ciclo de vida destes produtos. Este projeto está ligado ao trabalho de mestrado da aluna Gabriela Guarienti.

DESIGN E COLABORAÇÃO ENTRE EMPRESAS DE MODA SUSTENTÁVEL EM PORTO ALEGRE. Desenvolver um conjunto de diretrizes para colaboração entre empresas no design de moda sustentável em Micro e Pequenas Empresas (MPEs). Este projeto está ligado ao trabalho de doutorado da aluna Marina Ardele Giongo.

A DIGITALIZAÇÃO 3D FAÇA-VOCÊ-MESMO E OS PRINCÍPIOS DA CULTURA MAKER NA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL. Investigar como a digitalização tridimensional faça-você-mesmo e os princípios maker podem auxiliar na construção de atividades de educação patrimonial para os museus clássicos. Este projeto está ligado ao trabalho de mestrado da aluna Yvana Alencastro.