Teoria e Métodos de Design

CoordenadorJúlio Carlos de Souza van der Linden

Objetivos: Desenvolver pesquisas na área de teoria e métodos do design que venha a contribuir com a indústria criativa, visando a inovação e competitividade.

Projetos envolvidos:

O PROCESSO CRIATIVO E O PROCESSO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO DESIGN DE PRODUTO: ESTUDO DOS PROCESSOS PROJETUAIS DE ESTUDANTES E PROFISSIONAIS. Este projeto de pesquisa visa estabelecer um processo iterativo entre academia e mercado de modo a preencher lacunas de conhecimento em design, e propor mudanças nas práticas de ensino de design e de gestão de design. O objetivo geral  é comparar a evolução do processo projetual de estudantes de design de produto com o processo de profissionais (jovens e experientes) considerando os dois paradigmas do processo de design (Processo Racional de Resolução de Problemas e Reflexão na Ação). Seus pressupostos são: i) existe diferença nas abordagens de estudantes e de profissionais com relação aos paradigmas da resolução de problema e da reflexão na ação (estudantes tendem a ser guiados pela resolução de problemas, enquanto profissionais tendem a flexibilizar a abordagem de acordo com o problema); ii) nas etapas iniciais do processo projetual a diferença entre estudantes e profissionais tende a ser maior (estudantes tendem a manter o foco na resolução de problemas em qualquer situação projetual, enquanto profissionais tendem a flexibilizar de acordo com a sua experiência e conhecimento; iii) as diferenças entre estudantes e profissionais tendem a se apresentar em um continuum com fronteiras difusas entre os níveis de expertise. Com esta proposta espera-se contribuir efetivamente para a redução da distância entre educação e prática profissional por meio da incorporação de novos conhecimentos sobre como o estudante de design desenvolve suas habilidades projetuais e como os designers profissionais projetam. Este projeto dá continuidade e amplia o projeto “Como os designers trabalham: estudo do processo projetual de profissionais de Design de Produto”, aprovado na chamada de bolsa de Produtividade em Pesquisa 2012.

CDT? – COMO OS DESIGNERS TRABALHAM? É um projeto de pesquisa guarda-chuva que visa contribuir para a compreensão de fatores culturais e cognitivos que interferem no processo projetual de designers brasileiros. Saiba mais aqui.

DESMPES – DESIGN PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. É um projeto de pesquisa guarda-chuva tem por objeto o desenvolvimento de estrategias de inovação pelo design e de gestão de marca com o objetivo de contribuir para o fortalecimento de micro e pequenas empresas(MPEs) desenvolvedoras de produtos. Saiba mais aqui.