Regras de Submissão

RESUMOS:

1.1. As propostas de trabalho devem envolver os seguintes temas:

  1. Cultura Política e Opinião Pública
  2.  Elites e Poder Judiciário
  3.  Estado, Capacidades e Políticas Públicas
  4.  Gênero e Direitos Humanos
  5. Instituições Políticas
  6.  Política de Defesa e Segurança
  7.  Política Internacional
  8. Teoria Política, Democracia e Participação

1.2.  Serão aceitos os trabalhos que se encaixarem nos temas acima citados;

1.3. Ao realizar a inscrição, o autor deverá escolher a opção “Apresentação de Trabalho de Graduação” ou “Apresentação de Trabalho de Pós-Graduação” e preencher os seguintes dados:

  1. a)   Título do trabalho;
  2. b)   Nome dos(as) autores(as), títulação e respectivas instituíções de ensino;
  3. c)   Resumo do trabalho com extensão máxima de 300 palavras;

1.4.  Alunos de Graduação deverão, obrigatóriamente, inscrever trabalhos no “Fórum de Graduação” enquanto alunos de Pós-Graduação e profissionais/professores deverão, obrigatóriamente, inscrever trabalho para o Grupo de Trabalho pertinente.

1.5. Serão aceitos trabalhos com, no máximo, dois autores. Somente o autor encarregado da apresentação deverá se inscrever na categoria “Apresentação de Trabalho de Graduação” ou “Apresentação de Trabalho de Pós-Graduação”;

1.6.  Serão aceitos somente um trabalho por pessoa com autoria e, no máximo, um trabalho por pessoa com co-autoria;

1.7. Poderão ser submetidos trabalhos nos seguintes idiomas: português, espanhol e inglês;

1.8. O resultado dos resumos aceitos será divulgado até o dia 10/09/2018;

1.9.  Os trabalhos de Pós-Graduação serão avaliados separadamente por temas;

1.10.  Os trabalhos de Graduação e Pós-Graduação serão avaliados separadamente;

TRABALHOS  COMPLETOS:

2.1. O envio de trabalhos completos é facultativo;

2.2. Somente trabalhos completos serão publicados nos anais do evento e concorrerão a publicação na Revista Debates [item 2.6];

2.3. Poderão ser submetidos trabalhos nos seguintes idiomas: português, espanhol e inglês;

2.4. Todos os participantes que tiverem seus trabalhos aprovados e aceitos para apresentação e desejarem submeter o trabalho completo, deverão enviá-lo para secretaria executiva do evento em formato “.doc” e “.pdf”. O envio será feito somente pelo e-mail iisicp.ufrgs2018@gmail.com, em que no campo “assunto” deve constar  “Trabalho Completo – Nome do(a) autor(a)” até o dia 22/10/2018  [NOVA DATA: 05/11/2018].

2.5 Os Trabalhos Completos devem seguir as normas da ABNT, conforme orientações a seguir:

a) Os trabalhos deverão ter no mínimo 5.000 e no máximo 8.000 palavras, incluindo notas de rodapé e referências;

b) Deverão ser enviados completos e revisados pelo autor em Word;

c) Os artigos devem estar na seguinte formatação: Texto – fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento entre linhas de 1,5, justificado; Citação com Recuo, Títulos e Fontes das Tabelas, Quadros e Gráficos, Notas de Rodapé – fonte Times New Roman, corpo 10, espaçamento entre linhas simples, justificado;

d) Tabelas, Quadros e Gráfico devem ser enviados, juntamente com o artigo, no programa no qual foi elaborado (Excel, etc), citadas as fontes e indicadas as respectivas localizações no texto;

e) A página inicial deve indicar: Título do artigo (no idioma do artigo e em inglês com até 140 caracteres com espaços); Nome do(s) autor(es) abaixo do título e indicação de vínculo institucional (em nota de rodapé); Resumo (no idioma do artigo e em inglês com até 1000 caracteres com espaços); Três a cinco palavras-chave (no idioma do artigo e em inglês). O resumo deve apresentar objetivos, métodos e conclusões do texto;

f) A chamada às referências do(s) autor(es) citado(s) devem constar, se entre parênteses, em caixa alta seguida do ano de publicação e se estiver no corpo do texto, em caixa baixa seguida do ano de publicação entre parênteses. Por exemplo: (GRANATO, 2016) ou Granato (2016);

g) As referências bibliográficas devem estar ao final do artigo e seguir as normas recomendadas pela Revista Debates;

2.6. Entre os trabalhos completos enviados de Pós-Graduação serão selecionados até 9 artigos que serão convidados a participar de edição especial da Revista Debates, sendo que:

a) para concorrer a essa modalidade pelo menos, o(a) autor(a) ou o coautor(a) deve ter o título de doutor(a);

b) após a seleção, os(as) autores(as) devem informar a coordenação do evento por escrito ao email revistadebates@ufrgs.br e iisicp.ufrgs2018@gmail.com autorização para a publicação;

c) os artigos selecionados passarão por um processo de revisão do trabalho após o evento, ficando a cargo do(a) autor(a) a realização dessas;

d) a não cumprimento das revisões solicitadas pela Revista Debates acarretarão na retirada do respectivo artigo da publicação da revista;

f) em caso de desistência ou número insuficiente de artigos a Revista Debates poderá fazer chamada extra para publicação dos convidados do evento;

g) as tratativas para a publicação de edição especial da Revista Debates ficarão sob encargo da equipe editorial da revista, devendo os autores se comunicarem diretamente com a Revista Debates em caso de esclarecimentos;

2.7. Os Trabalhos Completos que não estiverem em processo de publicação da Revista Debates serão publicados nos anais do evento;

3. FÓRUM DE GRADUAÇÃO

3.1 Para o Fórum de graduação será exigido apenas o resumo do trabalho a ser apresentado, não sendo necessário o envio do trabalho completo.

3.2. Os apresentadores do Fórum de Graduação contarão com o tempo de 10 (dez) minutos para apresentação oral de seus trabalhos.

3.3 Os trabalhos submetidos para o Fórum de Graduação devem estar alinhados às áreas temáticas do evento.