Matrícula

Fique atento aos e-mails que serão enviados pela sua COMGRAD na época das matrículas!

  • Cancelamento justificado de Matrícula

Art. 26 – Após decorrido o prazo para exclusão de matrícula, o discente poderá, dentro do período letivo em curso, requerer cancelamento justificado de matrícula em Atividades de Ensino mediante solicitação à Comissão de Graduação do curso ao qual está vinculado.
§1º – A solicitação deverá ser encaminhada à Comissão de Graduação através de processo administrativo, instruída com a justificativa e os comprovantes pertinentes.
§2º – No prazo máximo de 10 (dez) dias úteis, a Comissão de
Graduação deverá emitir decisão fundamentada, dar ciência desta ao discente e, no caso de a solicitação ser deferida, encaminhar o processo à PROGRAD para os procedimentos devidos.
§3º – O cancelamento justificado de uma mesma Atividade de Ensino poderá ser realizado, no máximo, por duas vezes.
§4º – Não será permitido o cancelamento justificado de todas as
Atividades de Ensino nas quais o discente esteja matriculado.

Legislação: Artigo 26 da Resolução 11

Como solicitar: Acessar o Portal do Aluno no período estabelecido pelo Calendário Acadêmico, seguir o caminho Ensino de Graduação > Aluno > Informações do Aluno e escolher a opção Cancelamento para a(s) disciplina(s) desejada(s).

  • Trancamento de Matrícula

Art. 27 – O discente poderá, observados os prazos previstos no
Calendário Escolar, solicitar trancamento de matrícula, de forma voluntária e imotivada, ainda que não tenha realizado a matrícula no semestre respectivo.
§1º – A soma dos períodos de afastamento em razão do trancamento
de matrícula não poderá ultrapassar 04 (quatro) períodos letivos regulares.
§2º – Os períodos de trancamento de matrícula não serão
computados nos prazos de integralização de curso previstos na legislação.
§3º – O discente com matrícula trancada poderá requerer a
renovação do trancamento após o início do semestre letivo em que deveria retornar, desde que não ultrapasse o período máximo mencionado no §1º deste Artigo.
§4º – O retorno após o final do trancamento será automático para o
período regular subsequente.
§5º – Excepcionalmente, o discente poderá, dentro do período letivo
em curso, solicitar trancamento de matrícula fora do prazo mediante processo administrativo encaminhado à Comissão de Graduação do curso ao qual está vinculado, instruído com justificativa e comprovantes pertinentes.
§6º – No prazo máximo de 10 (dez) dias úteis, a Comissão de
Graduação deverá emitir decisão fundamentada sobre a solicitação de excepcionalidade descrita no §5º, dar ciência desta ao discente e, no caso de a solicitação ser deferida, encaminhar o processo à PROGRAD para os procedimentos devidos.

Legislação: Resolução 11

Como solicitar: O aluno acessa o Portal do Aluno dentro do período estabelecido pelo Calendário Acadêmico para a requisição do trancamento de matrícula e segue o caminho Informações do Aluno > Matrícula > Trancamento.

  • Matrícula Extracurricular

Definição: Trata-se da possibilidade de alunos da graduação da UFRGS solicitarem matrícula, quando houver interesse em cursar, em disciplinas de outros cursos oferecidos pela Universidade que não pertençam ao seu currículo. Os créditos deste tipo de disciplina, quando aproveitada, podem ser convertidos em créditos complementares.

Como solicitar: Para solicitar matrícula em disciplinas extracurriculares é necessário matricular-se em pelo menos uma disciplina de seu curso, no período estabelecido pelo Calendário Acadêmico para encomenda de matrícula. O pedido para disciplinas extracurriculares é feito através do Portal do Aluno no espaço exclusivo Aluno > Matrícula > Solicitação Extracurricular, dentro dos prazos das matrículas regulares, conforme definido no Calendário Acadêmico.

A disciplina pretendida não pode estar bloqueada para essa modalidade de matrícula e podem ser solicitadas até duas disciplinas por semestre.

Os pedidos serão analisados após o Ajuste de Matrícula.

Legislação: Resolução 11

Fique atento aos e-mails que serão enviados pela sua COMGRAD na época das matrículas!