InfoCom promove discussão sobre as dimensões da competência em informação

Reunião mais recente do grupo foi pautada pelo trabalho da pesquisadora Elizete Vitorino

Na última segunda-feira, 11, o tema da reunião do InfoCom foi a discussão do capítulo 3 do ebook “As dimensões da competência em informação: técnica, estética, ética e política”. O texto é intitulado “As dimensões da competência em informação”, de autoria da professora doutora Elizete Vitorino do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Competência em Informação (GPCin), do Departamento de Ciência da Informação (CIN) e do Programa de PósGraduação (PGCIN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), uma das organizadoras do ebook, elaborado em conjunto com Djuli Machado De Lucca. 

Lançado em 2020 pela Universidade Federal de Rondônia (Edufro), o material amplia os estudos iniciados em outra publicação da pesquisadora Elizete em parceria com Daniela Piantola: “Competência em Informação: conceito, contexto histórico e olhares para a Ciência da Informação” (Editora UFSC, 2019). 

A pesquisa da professora Elizete sobre o tema, iniciada em 2006, consolida-se com a nova publicação, que esmiúça os conceitos de cada dimensão das competências em informação, entendendo a efetivação das competências como a integração da informação como técnica, estética, ética e política. 

O intercâmbio de informação entre os grupos de pesquisa de determinada área do conhecimento é um aspecto importante do trabalho dos pesquisadores que, dessa forma, conseguem estender o impacto do seu trabalho e promover trocas e compartilhamentos de discussão com outras pessoas interessadas em suas áreas de atuação. Um trabalho de pesquisa ganha muito quando conceitos são discutidos, desenvolvidos e pautados desta forma. 

Texto: InfoCom