Como funciona a verificação da autodeclaração étnico-racial por webconferência?

Viewed 3492 Times 0 Comments

Em 2 de julho de 2021, o Conselho Universitário (Consun) da UFRGS aprovou a flexibilização para a modalidade via webconferência das bancas de aferição da autodeclaração étnico-racial dos sistemas de ingresso na graduação.

Os candidatos que indicaram as modalidades ‘preto’ ou ‘pardo’ (L2, L4/L6, L10 e L14) no ingresso nos cursos de graduação e que ainda não foram convocados  até essa data (2/7/2021) para a etapa deverão optar por fazer a verificação no formato webconferência. No Portal do Candidato, o ingressante será consultado sobre a opção preferida: escolher a modalidade de webconferência; ou permanecer aguardando a viabilidade da verificação presencial, de acordo com as condições sanitárias do país e as portarias de funcionamento da Universidade. Os candidatos nessa condição devem responder obrigatoriamente à pergunta no Portal do Candidato dentro do prazo indicado, como etapa de análise de documentação. A falta de manifestação leva à perda da vaga.

A resposta sobre a modalidade preferida dever ser realizada após notificação individual no Portal do Candidato!

Após a resposta no Portal, o candidato deve aguardar a publicação de listagens de convocação, que começa no dia 18 de agosto, no site ufrgs.br/verificacaoautodeclaracao, de acordo com as regras previstas nas retificações dos editais [A modalidade começa pelos processos seletivos específicos (PSEs) – Veja o cronograma no final deste texto]. Essas adaptações são válidas para candidatos não convocados até 2 de julho de 2021 nos seguintes processos: SiSU 2020 e 2021, Vestibular 2020, PS 2021/1, PSE Biblioteconomia EAD, PSE Ciências Biológicas – Demanda Social, PSE Biologia Marinha, PSE Licenciatura em Robótica e PSE Licenciatura do Campo. A modalidade de webconferência não será utilizada para os autodeclarados indígenas, que devem aguardar a convocação para entrega da autodeclaração original.

O ingressante lotado em vaga nas modalidades L10 e L14 [pessoas com deficiência] e que não tenha constado em Listagem de Convocação publicada até 2 de julho de 2021 só será chamado para verificação da Autodeclaração Étnico-racial caso seja homologado/deferido na etapa de análise/recurso da documentação da condição de pessoa com deficiência e após realizada a opção pelo modelo de verificação quando instados pela Comissão Permanente de Verificação da Autodeclaração Étnico-racial.

Como serão as webconferências

Quem optar pela modalidade de verificação por webconferência, dentro do prazo estabelecido, deverá dispor dos equipamentos adequados e ter a aptidão necessária para cumprir todas as instruções e as normas técnicas para participação na sessão por essa modalidade. O ingressante deve se apresentar individualmente para o processo, sendo liberado o acompanhamento por terceiro apenas para os candidatos com deficiência com comprovada necessidade de auxílio. Haverá apenas uma sessão para essa etapa de aferição e o não comparecimento na data e horário e local indicados na listagem de convocação, bem como a saída do local antes de finalizada sua participação nessa etapa, implicará perda da vaga. Haverá tolerância de até cinco minutos do horário estabelecido.

O acesso à sala de webconferência pode ser feito via computador, notebook, tablet ou aparelho celular. O candidato terá de apresentar documento de identificação oficial válido, com foto e original. Durante a sessão, será solicitado que o candidato verbalize sua autodeclaração, conforme o indicado: “Eu, (dizer o nome completo), me autodeclaro (dizer a opção: preto ou pardo), porque (justificar sua autodeclaração). Estou inscrito (a) no processo seletivo (dizer o concurso, o curso e o ano de ingresso) da UFRGS”. É facultado ao candidato autodeclarado preto ou pardo a apresentação de documentos ou fotografias, na sessão de verificação, que considere relevantes para justificar sua autodeclaração.

 

Orientações gerais para a participação

– Posicionar-se de frente para a câmera;

– Posicionar a câmera de modo que sua cabeça, rosto, pescoço e braços fiquem visíveis durante todo o tempo da sessão;

– Manter a cabeça, rosto, pescoço e braços aparentes e descobertos;

– Evitar o uso de acessórios como óculos escuros, chapéus, bonés, lenços, ou quaisquer outros que impeçam a visualização do seu fenótipo (cor da pele, cabelo, lábios, nariz);

– Não utilizar maquiagens;

– O ambiente deve ter iluminação natural e fundo branco. O candidato deve verificar se o ambiente oferece as condições necessárias para que a imagem e o som sejam captados com qualidade;

– A imagem deve ter alta resolução para permitir o reconhecimento fenotípico (cor da pele, cabelo, lábios, nariz) de forma adequada;

– Evitar locais onde haja pessoas à volta;

– Não usar filtros de edição.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: ingresso@ufrgs.br.

 

Cronograma das verificações por webconferência

  • 18/8 – Publicação de Listagem de Convocação (ainda exclusivo para PSE Biblioteconomia EAD, PSE Ciências Biológicas – Demanda Social, PSE Biologia Marinha e PSE Licenciatura em Robótica).

23 a 25/8 – Verificação por webconferência, se houver candidato

  • 1º/9 – Publicação de Listagem de Convocação

6 a 24/9 – Verificação por webconferência, se houver candidato

  • 29/9 – Publicação de Listagem de Convocação

5 a 15/10 – Verificação por webconferência, se houver candidato

  • 19/10 – Publicação de Listagem de Convocação

8 a 12/11 – Verificação por webconferência, se houver candidato

  • 19/11 – Publicação de Listagem de Convocação

23 a 30/11 e 1º a 3/12 – Verificação por webconferência, se houver candidato.

Was this answer helpful ? Yes (0) / No (0)