Como se preparar para a UFRGS?

Viewed 7137 Times 0 Comments

1o) Você já escolheu o seu curso? Necessita de ajuda?

Saber exatamente o curso em que irá se inscrever é essencial para direcionar seus estudos. Mas escolher um curso que lhe agrade pode não ser uma tarefa fácil, seja por desconhecimento das profissões, ou por indecisão sobre qual direção seguir. Se você está encontrando dificuldades, procure o Serviço de Orientação Profissional do Instituto de Psicologia da UFRGS (SOP), que oferece atendimentos na área de orientação profissional e aconselhamento de carreira. Informe-se em: www.ufrgs.br/sop.

Também lembramos que todos os anos a UFRGS promove, no primeiro semestre, um evento chamado Portas Abertas, que é uma oportunidade de você visitar a universidade e conversar com professores, técnicos e alunos sobre os cursos que lhe interessam. Confira a página do evento e fique atento para a próxima edição: www.ufrgs.br/portasabertas.

 

2o) Estude muito!

Tudo o que cai nas provas do vestibular está no Manual do Candidato, leia com atenção. O programa das provas, ou seja, os assuntos cobrados nas questões, estão disponíveis na seção Programas, no Manual. Estude dando prioridade para as matérias com mais peso, aquelas que valem mais, para o curso de sua escolha. Veja o exemplo abaixo extraído da página 46 do Manual do Candidato de 2017:

 

Curso: Administração
Prova Peso
Física 1
Literatura em Língua Portuguesa 1
Língua Estrangeira Moderna 1
Língua Portuguesa e Redação 3
Biologia 1
Química 1
Geografia 2
História 2
Matemática 3

 

Como pode ser visto, para o curso de Administração, cada questão da prova de Matemática vale 3 pontos, já para a prova de Biologia, cada questão vale 1 ponto. Estes pesos variam para cada curso da UFRGS, por isso leia atentamente o Manual do Candidato e direcione seus estudos de acordo com os pesos das matérias e para aquelas que você possui maior dificuldade. Jamais deixe de lado as matérias que possuem menos peso, pois podem fazer a diferença na sua pontuação final em relação aos seus concorrentes.

 

3o) Leia e ouça as obras obrigatórias

No Manual do Candidato são listadas as canções (isso mesmo! a UFRGS pede para você escutar canções de grandes artistas) e os livros de leitura obrigatória que você deve estudar.

Já disponível em www.ufrgs.br/vestibular.

 

4o) Confira como foram as edições anteriores do Vestibular

Baixe e resolva as provas dos vestibulares anteriores, assim você terá uma ideia de como serão suas provas: www.ufrgs.br/coperse.

 

5o) Faça as provas interativas

Encontre-as na página da COPERSE: www.ufrgs.br/coperse.

 

6o) Acompanhe as atualizações da página oficial: www.vestibular.ufrgs.br.

Was this answer helpful ? Yes (0) / No (0)