A autodeclaração consiste em um documento assinado pelo candidato que afirma sua identidade étnico-racial. Esse é o instrumento inicial para aqueles que pretendam ingressar na UFRGS em uma vaga destinada a autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas no Programa de Ações Afirmativas. Seu preenchimento é obrigatório para os candidatos classificados nas modalidades de inscrição L2, L4/L6, L10 e L14.
Após ser lotado em vaga numa das modalidades acima, todos os candidatos Indígenas devem assinar a autodeclaração e postar no Portal do Candidato. O modelo do documento está disponível no Edital ou no Manual do Candidato do processo seletivo [e também na página da Pró-Reitoria de Graduação]. Candidatos lotados em vaga autodeclarados Indígenas devem entregar o documento original na sessão de Verificação.
Os candidatos Pretos ou Pardos devem preencher a autodeclaração disponibilizada no Portal do Candidato. Candidatos lotados em vaga que se autodeclaram Pretos ou Pardos devem preencher e assinar a versão impressa da autodeclaração perante a Comissão de Verificação das Autodeclarações Étnico-Raciais no dia da sessão de Verificação presencial da autodeclaração étnico-racial.
Veja este vídeo: