Quais as orientações que a UFRGS dá aos calouros?

Viewed 4746 Times 0 Comments

Para ajudar os calouros a explorar todas as oportunidades oferecidas pelo território UFRGS, preparamos um guia com dicas e links que podem ser úteis. Confira:

CARTÃO UFRGS

A sua jornada na UFRGS começa com a identidade. Neste novo mundo do qual agora você faz parte, é necessário ter o cartão de identificação. Com o CARTÃO UFRGS você explora a Universidade. Ele é útil, por exemplo, no acesso a restaurantes, bibliotecas, laboratórios e prédios. O cartão é gratuito e pode ser feito após a matrícula presencial. Cuide bem do seu CARTÃO, ele é válido durante todo o seu vínculo com a UFRGS.

– Em Porto Alegre: Central de Identificação, no Anexo 1 da Reitoria, perto do Bar do Antônio, no Campus Centro, de 8h às 12h e de 13h às 17h. A foto é tirada na hora: https://bit.ly/2DokKeo
– Campus Litoral Norte (CLN): Divisão de Atendimento ao Aluno do CLN. É necessário levar foto: https://bit.ly/2WRQuBI

NOME SOCIAL

Neste território, seu nome é respeitado. Desde 2014 a UFRGS já regulamenta o uso do nome social para pessoas travestis e transexuais. O nome social será o único exibido em todos os documentos de uso interno da Universidade, como em crachás, cartão de identificação e listas de presença. Além disso, é garantido o tratamento pelo gênero correspondente em todas as referências na UFRGS e no uso dos espaços com identificação de gênero, como toaletes. O processo é feito de acordo com as orientações de Alteração de Dados Cadastrais do  Catálogo de Serviços.

TUA UFRGS / CATÁLOGO DE SERVIÇOS

Estágios, benefícios, equivalência e aproveitamento de disciplinas, mobilidade… e por aí vai! São muitas demandas durante a vida universitária. Não seria melhor se a UFRGS tivesse um atendimento centralizado para facilitar? E existe! A Central do Aluno TUA UFRGS está de portas abertas para ajudar na solução de dúvidas que surgirem. O atendimento pode ser feito de forma online (incluindo WhatsApp 5133084862) e presencialmente em três sedes: Campus do Vale, Campus Centro e Campus Litoral Norte – não fecha para o almoço. Veja as redes sociais e o site ufrgs.br/tuaufrgs. A Central do Aluno oferece o Catálogo de Serviços, com o atendimento às principais demandas.
Esta é uma dica para calouros e veteranos.

APLICATIVOS

Bixo esperto é aquele que usa as ferramentas tecnológicas a seu favor. Navegue pela UFRGS na palma da sua mão, baixe os aplicativos no celular e facilite a sua vida acadêmica, calouro! Saiba mais em https://bit.ly/2RC1qCU.
UFRGS MOBILE
Notícias, bibliotecas e cardápios do RU
Android: http://bit.ly/1L0xZTc / iOS: http://apple.co/2lEaQvq

UFRGS MAPAS

Ajuda a localizar os prédios
Android: http://bit.ly/1jxhr9I /  iOS: http://apple.co/2m8Rt1n
Instale e avise aquela pessoa que precisa fazer isso também!

LOCALIZE-SE

Campus? Prédio 11.209? LabIsso? LabAquilo? Oi????
Não é fácil encontrar todos os prédios e se localizar na UFRGS. Nós concordamos.
Aí vai a ajuda:
– Aplicativo UFRGS Mapas: a ferramenta localiza os espaços, por meio de busca, e destaca os resultados para o usuário no mapa da universidade.
Android: http://bt.ly/1jxhr9I / iOS: http://apple.co/2m8Rt1n
– Mapa: http://bit.ly/2k64zJs
– Lista de prédios: http://bit.ly/2TKLj4G
E vale também pedir aquela ajuda aos veteranos e aos servidores.


Quer
 conhecer a lógica de organização dos prédios? Confere aqui: https://bit.ly/31bosUs

RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS

Oferecer refeições saudáveis e equilibradas a um preço acessível é o objetivo dos sete restaurantes universitários da UFRGS, localizados em Porto Alegre e no Campus Litoral. Os cardápios são atualizados diariamente e podem ser conferidos no site http://www.ufrgs.br/ufrgs/ru e no aplicativo UFRGS Mobile. Alunos pagam R$ 1,30; beneficiários PRAE são isentos. Há opção vegetariana na maioria das unidades.
– Veja mais sobre a isenção nos RUs: http://bit.ly/2RKi5mF
– Como é o pagamento dos RUs? Saiba mais sobre os tíquetes e veja as perguntas frequentes: https://bit.ly/2u6vxpn

BENEFÍCIOS

Auxílio-transporte, auxílio-creche, isenção nos RUs, participação no Programa Saúde… são várias as possibilidades oferecidas pelo Programa de Assistência Estudantil da PRAE. Os benefícios são concedidos a cada semestre, em editais específicos.
– Editais: https://bit.ly/2u4pemt
– Site da PRAE: www.ufrgs.br/prae
– Site da Assistência Estudantil do CLN: http://bit.ly/38HwpmV
– Catálogo de serviços e benefícios: http://bit.ly/2sTVSu1

BIBLIOTECAS

O acesso ao conhecimento na Universidade vai além da sala de aula. As bibliotecas da UFRGS são um universo à parte. Você pode consultar o acervo remotamente ou frequentar os espaços físicos para ter acesso a livros, periódicos nacionais e internacionais, jornais e muito mais. Tudo isso gratuitamente. Vem que nós te mostramos como:

– Consulta ao catálogo online pelo site: https://sabimais.ufrgs.br/ e pelo Aplicativo da UFRGS
– Informações sobre as bibliotecas (localização, horários e contato): https://www.ufrgs.br/bibliotecas/
– Renovação de empréstimos: pelo aplicativo da UFRGS
– Acesse os principais jornais diários nacionais e internacionais: https://bit.ly/2cPLqFZ
– Para acessar os conteúdos da biblioteca em casa é preciso configurar o equipamento: https://bit.ly/2RB6OWP

Ah, não se esqueça de levar seu cartão UFRGS quando for retirar livros ou outros materiais para empréstimo.

WI-FI/EDUROAM

Bixo conectado no wi-fi da Universidade não quer guerra com ninguém. Saiba como usar a rede sem fio na UFRGS:
– Conectar em “ufrgs” nos pontos de acesso:
Basta utilizar o nº ufrgs e senha. Saiba mais: http://bit.ly/2nzDQrw
– Configurar a rede eduroam:
Serviço de rede sem fio disponível em várias instituições de pesquisa e ensino no mundo. Como configurar: http://bit.ly/2OuX4Js Tutoriais: http://bit.ly/2vFsZQt
– Configurar o VPN-UFRGS: https://bit.ly/2tbDU6o

CASA DO ESTUDANTE

Você sabia que é possível morar nesse território que é a UFRGS? A Universidade possui três Casas do Estudante em Porto Alegre – nos campi Centro, Saúde e Vale. A seleção para novos moradores é feita semestralmente e é possível concorrer a uma vaga depois da matrícula presencial.
– Veja mais sobre as Casas do Estudante de Porto Alegre: http://bit.ly/30MTOAy e http://bit.ly/3aEAA4I

Alunos do Campus Litoral Norte que não tenham rede familiar de suporte residindo em Osório, Tramandaí ou Imbé podem receber auxílio-moradia.
– Veja mais sobre o auxílio-moradia para alunos do CLN: http://bit.ly/38HwpmV

TRANSPORTE/ESTACIONAMENTO

Em Porto Alegre, a UFRGS é dividida em quatro planetas: Centro, Saúde, Vale e Olímpico. Para ir e vir de um planeta a outro, o calouro pode fazer o TRI Escolar e pagar meia passagem nas linhas de ônibus municipais.
– Como fazer o TRI Escolar? https://bit.ly/2h1fXUY
– Como sei que que ônibus pegar? https://bit.ly/2SrY1IR e http://bit.ly/37ziZt3
–  Aplicativo que mostra horários dos ônibus de Porto Alegre em tempo real: https://www.cittamobi.com.br/

Dentro do planeta Campus do Vale, a Universidade oferece transporte gratuito num ônibus circular (o famoso “branquinho”). Basta apresentar o cartão UFRGS para utilizar o serviço.
– Horários do branquinho: http://bit.ly/2usD8lO
– Trajeto: http://bit.ly/36rSjst

Existe a possibilidade de estacionar dentro da Universidade. Para obter uma credencial de acesso, há diferentes procedimentos: nos campi Centro, Saúde e Olímpico, o interessado deve se inscrever e haverá um sorteio para a distribuição de credenciais. No Vale, basta apresentar os documentos na Prefeitura do Campus. Já os estudantes do Campus Litoral Norte podem acessar o estacionamento apenas com a apresentação do cartão UFRGS.
– Catálogo de serviços – estacionamento: http://bit.ly/38CR0c0
– Orientações sobre o estacionamento: http://bit.ly/2tMFFXW

SAÚDE MENTAL

A adaptação a esse novo mundo chamado UFRGS pode ser um processo difícil para algumas pessoas. É normal sentir medo e incertezas, mas o estudante pode procurar ajuda especializada para lidar melhor com essas questões.
– Acesse o site Saúde Mental, que traz dicas e conteúdos sobre prevenção ao suicídio, inclusão, diversidade e promoção da saúde: www.ufrgs.br/saudemental
– Onde procurar ajuda especializada em Porto Alegre? Veja o mapa interativo: https://www.ufrgs.br/saudemental/mapa-interativo/
– Onde procurar ajuda especializada no Litoral Norte? https://www.ufrgs.br/saudemental/no-campus-litoral-norte/
– Conheça o projeto Pega Leve, que promove palestras sobre saúde mental e forma monitores para identificar situações de risco em saúde mental: https://www.ufrgs.br/pegaleve/
– Conheça também o site #TamoJuntoUFRGS: ufrgs.br/tamojunto
– Catálogo de serviços – saúde: http://bit.ly/2RPlUH0

LOJA PONTO UFRGS

– O #OrgulhodeSerUFRGS pode ser levado para onde o bixo vai. Que tal conhecer a loja com os produtos oficiais, a Ponto UFRGS? São produtos institucionais e artísticos exclusivos. Confira o catálogo em: http://bit.ly/2WYr0mj
– Visite a loja: Avenida Paula Gama, 110 – Anexo 1 – Térreo. Bairro Farroupilha, Campus Centro – Porto Alegre/RS. Horário: 9h às 17h30. Confira as redes sociais: Instagram e Facebook.

CALENDÁRIO ACADÊMICO

– O aniver do crush está fresquinho na memória, mas e as datas acadêmicas da UFRGS? Os estudantes devem, sempre, consultar o Calendário Acadêmico da UFRGS e a Portaria com as Datas Acadêmicas. Nesses documentos estão todas as datas importantes, como início e término de aulas, períodos de matrícula e dias não letivos (como feriados, por exemplo). Fique atento, lá diz que o primeiro semestre letivo começa em 5/3 e termina em 15/7.

🗓️Calendário 2020: https://bit.ly/2u2jxZD
📝Datas acadêmicas: https://bit.ly/36ymvCp
⛱️Dias sem expediente http://bit.ly/2TPByDE

PORTAL DO ALUNO

– O Portal do Aluno reúne todas as informações do estudante de graduação. É nele que você pode consultar suas notas nas disciplinas ao final de cada semestre, por exemplo. Também é possível emitir atestados, consultar grades de horário e as atividades em que você está matriculado.
– Para acessar o portal, é necessário ter o Cartão UFRGS (já fez o seu?). Depois, acesse https://bit.ly/2tlHze4, clique em “Portal de Serviços”, em “Primeiro Acesso” e siga as instruções. Em caso de dúvidas, faça contato pelo telefone (51) 3308-5333.
– Lembrando que: a partir do segundo semestre, a matrícula é feita toda online, no Portal de Matrícula da Graduação. O acesso é pelo mesmo link já indicado e o mesmo login do Portal do Serviços.

APOIO ACADÊMICO

– Segurar a “barra que é gostar de você” é fácil diante dos muitos desafios que surgem na vida do universitário. Para dar aquela força no dia a dia e na preparação para a vida profissional é que existe o Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE). Os atendimentos são individualizados e em grupos, com oficinas em temas como orientação à aprendizagem, organização do tempo, planejamento da carreira e comunicação interpessoal. Veja em: http://www.ufrgs.br/nae
– Ah, também é possível consultar eventos e grupos oferecidos na sua Unidade Acadêmica. Procure a Comissão de Graduação do seu curso, bem como os diretórios e centros acadêmicos.

LÍNGUAS

Que tal aproveitar o tempo livre entre uma cadeira e outra para aprender um novo idioma? O Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão (NELE) da UFRGS oferece cursos de línguas em várias modalidades e horários, com preço acessível. Você pode estudar Alemão, Espanhol, Francês, Grego Clássico, Inglês, Italiano, Japonês, Latim, Português (Escrita Criativa) ou Russo. Alunos de baixa renda podem tentar obter bolsa. Acompanhe o NELE pelo Facebook e fique por dentro do calendário de inscrições para os cursos.
Se o seu interesse é aventurar-se por outros territórios, há também a possibilidade de estudar mandarim no Instituto Confúcio. Lá são ofertados cursos de língua e cultura chinesa. Há, ainda, os cursos gratuitos do Idiomas Sem Fronteiras.
– NELE: www.ufrgs.br/nele
– Instituto Confúcio: ufrgs.br/confucio
– Idiomas Sem Fronteiras: fb.com/idiomassemfronteirasufrgs

AÇÕES AFIRMATIVAS

A UFRGS tem Programa de Ações Afirmativas desde 2008, tendo sido uma das universidades federais pioneiras no Brasil a reservar vagas para estudantes egressos de escola pública e para autodeclarados negros e indígenas. Desde então, a Universidade oferece alguns serviços específicos voltados aos alunos cotistas para auxiliar sua permanência na UFRGS e a conquista da diplomação. O histórico, os relatórios de avaliação e informações completas sobre o Programa podem ser acessados na página da Coordenadoria de Ações Afirmativas. Para acompanhar as notícias siga também a CAF nas redes sociais.
ufrgs.br/acoesafirmativas
https://www.facebook.com/cotas.UFRGS

PESSOA COM DEFICIÊNCIA

O calouro com deficiência tem um importante aliado para explorar o território da UFRGS: o INCLUIR – Núcleo de Inclusão e Acessibilidade. O núcleo oferece serviços como produção de materiais adaptados e tradução e interpretação em Libras.
– Catálogo de serviços – acessibilidade: http://bit.ly/2TVdpwS
– Veja mais sobre o INCLUIR: https://www.ufrgs.br/incluir/

ESPORTES/COLÔNIA DE FÉRIAS

Como a vida do estudante não pode ser só dureza, explore as possibilidades de lazer na UFRGS. A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis administra espaços e oportunidades de convivência e diversão. No site da PRAE, estão listadas as diferentes modalidades esportivas disponíveis e as competições promovidas e apoiadas ao longo do ano. Para os exploradores que curtem praia, o Centro de Lazer em Tramandaí, também conhecido como Colônia de Férias, dispõe de apartamentos e quartos coletivos. Os critérios para reserva e uso do espaço no período de veraneio e na baixa temporada são encontrados no site da PRAE. – https://www.ufrgs.br/prae/bem-estar

LÚMINA

Explore um mundo de cursos online e gratuitos no Lúmina, a plataforma MOOCs – Massive Open Online Course – da UFRGS, que reúne uma vasta e diversificada oferta de conteúdos preparados por professores e técnico-administrativos da Universidade. Desde 2019, o Lúmina abriga também os podcasts produzidos em vários setores da UFRGS. Vale conferir!
Lúmina cursos: https://lumina.ufrgs.br/
Lúmina podcasts: https://www.ufrgs.br/luminapodcasts/

SUSTENTABILIDADE

O Escritório de Sustentabilidade da UFRGS promove várias atividades voltadas à redução dos impactos ambientais e à conscientização da comunidade acadêmica para este tema tão sério e urgente. Uma dessas iniciativas é a Livraria Solidária que arrecada livros para doação e trocas. Geladeiras antigas customizadas estão espalhadas pelos campi da UFRGS para estimular a troca de obras. Confira os locais e participe!
Confira o vídeo da campanha pela economia de energia elétrica: https://www.ufrgs.br/sustentabilidade/2019/10/14/campanha-economia-de-energia/

CULTURA

Uma programação variada e gratuita de espetáculos culturais e artísticos está à disposição nos diferentes espaços da UFRGS durante o ano. Explore os territórios da dança, da música, do teatro, do cinema, das artes visuais.
Para conhecer os projetos culturais, visite o site do Departamento de Difusão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão. E para saber tudo o que está acontecendo acompanhe o site da UFRGS e as redes sociais.

EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

Existem várias oportunidades para o estudante UFRGS acrescentar à sua formação acadêmica o estímulo ao empreendedorismo e à inovação. São atividades como o Programa de Empreendedorismo. Conheça as diversas iniciativas de inovação e empreendedorismo promovidas pela UFRGS no Portal da Inovação, lá estão os centros de empreendimentos, o núcleo de estudos em inovação e as incubadoras, incluindo a Incubadora Germina, no Campus Litoral. A partir dessas iniciativas, é possível ter acesso a conhecimento especializado, ampliação da rede de contatos, troca de informações, possibilidade de testar ideias e troca de conhecimento entre a academia e o mercado.

COMUNICAÇÃO

Os veículos de comunicação da UFRGS são importantes para a informação sobre o dia a dia da vida acadêmica e também oferecem uma visão crítica dos grandes temas da sociedade. Não deixe de se conectar:
– Jornal da Universidade: https://www.ufrgs.br/jornal
– UFRGS TV: http://www.ufrgs.br/tv
– Site: www.ufrgs.br
– UFRGS Ciência: http://www.ufrgs.br/secom/ciencia/
– Rádio da Universidade (AM 1080): http://www.ufrgs.br/radio
– Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn

+ sobre a Secretaria de Comunicação: http://www.ufrgs.br/secom

Was this answer helpful ? Yes (0) / No (0)