Qual a importância do relato socioeconômico familiar e quais informações devem constar nele?

Viewed 2032 Times 0 Comments

O relato socioeconômico que deve ser preenchido pelos candidatos das modalidades L1, L2, L9 e L10 diretamente no Portal do Candidato serve para que a equipe de avaliação compreender melhor a organização familiar do candidato e a situação socioeconômica do grupo familiar do candidato. É importante lembrar que sempre devem ser incluídos documentos que comprovem o que o candidato escrever nesse espaço.

O candidato tem até 5.000 (cinco mil) caracteres para explicar a configuração do grupo familiar (com quem morava, estado civil das pessoas do grupo familiar e a do próprio candidato, como eram as relações de convivência entre as pessoas da família desde o nascimento até – e especialmente, durante os meses que serão avaliados). Também é importante incluir informações sobre a situação financeira/econômica do grupo familiar em cada um dos períodos da vida do candidato (sempre com especial atenção aos meses avaliados) e dando destaque para o(s) responsável(is) pelo sustento do grupo familiar, a origem da renda de cada uma das pessoas do grupo familiar, as condições de moradia e o acesso a bens materiais e culturais.

Esse espaço também serve para que o candidato possa explicar melhor alguns pontos sobre a documentação socioeconômica anexada. Quanto melhor explicado e objetivo for o relato, mais fácil para o analista compreender o conjunto da situação socioeconômica e dos documentos apresentados.

Was this answer helpful ? Yes (0) / No (0)