Qual a orientação da UFRGS sobre o trote?

Viewed 1034 Times 0 Comments

Além de marcar o ingresso dos estudantes na UFRGS, o trote é uma oportunidade para integrar os alunos. Organizado pelos próprios discentes dos cursos, o trote é opcional, ou seja, o calouro não é obrigado a participar. Além disso, na Universidade, ações de caráter violento e constrangedor na recepção de novos alunos são proibidas.

Não podem ser promovidas práticas que envolvam violência sob as formas física, sexual e psicológica, ou que importem desrespeito à vida e à dignidade humana. A decisão do Conselho Universitário nº 2, de 2001, prevê a punição dos responsáveis, a partir da aplicação das sanções previstas no Código Disciplinar Discente, no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Código Penal Brasileiro, conforme o caso.

Nos últimos anos, veteranos de muitos cursos têm aderido às ações solidárias de acolhimento, como doação de sangue, arrecadação de roupas e alimentos para instituições filantrópicas, organização de oficinas em comunidades carentes etc.

Apoio ou orientações sobre as atividades que podem ser realizadas durante os trotes podem ser obtidas junto à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, pelo 51 3308.3259.

Was this answer helpful ? Yes (0) / No (0)