Quem pode concorrer a uma vaga destinada a pretos, pardos e indígenas?

Viewed 2379 Times 0 Comments

A reserva é destinada a candidatos que se autodeclarem pretos, pardos, ou indígenas.  Os candidatos classificados para vagas destinadas a Pretos, Pardos e Indígenas (L2, L4/L6, L10 e L14)  devem preencher a autodeclaração étnico-racial.

Candidatos classificados pretos e pardos fazem a autodeclaração no Portal do Candidato e devem comparecer pessoalmente perante a Comissão de Verificação da Autodeclaração Étnico-Racial para que seja feita a aferição, que levará em conta aspectos do fenótipo, marcados por traços negroides, relativamente à cor da pele – preta ou parda – e aos aspectos físicos predominantes, como lábios, nariz e cabelos, que os caracterizem como pertencentes ao grupo racial negro.

Os candidatos indígenas devem utilizar o modelo de autodeclaração disponível no Manual do Candidato. Para esses, será feita a aferição documental (também entregue presencialmente nas sessões de aferição), com base em autodeclaração na qual conste a validação por lideranças da sua comunidade ou representações institucionais.

Veja este vídeo:

 

Was this answer helpful ? Yes (0) / No (0)