Aula Inaugural Pedro da Rocha Andrade 2018/2: Proton Therapy in Latin America

Aula Inaugural Pedro da Rocha Andrade 2018/2: Proton Therapy in Latin America (Gustavo A. Santa Cruz – National Atomic Energy Commission of Argentina)

Quando: 21 de Agosto às 16:00 – 17:30
Onde: Anfiteatro Antônio Cabral (Prédio 43135, Sala 201) – UFRGS Campus Vale

A Aula Inaugural tratará sobre a terapia de prótons que, atualmente, é a mais avançada modalidade de radioterapia que emprega um feixe externo de prótons de alta energia para o tratamento de tumores sólidos, com alta efetividade e baixa toxicidade no tecido sadio.

Nesta palestra, serão descritos a física dos feixes de prótons clínicos, as máquinas e instalações dedicadas, os aspectos clínicos, as diferentes técnicas de irradiação, as incertezas associadas à administração da dose, os aspectos radiobiológicos e o estado da arte da pesquisa clínica na terapia de prótons . Será apresentado também o futuro centro de terapia com prótons argentinos, suas características, infraestrutura, conceitos organizacionais e perspectivas clínicas e científicas.

Gustavo Santa Cruz obteve seu doutorado em Física pela Universidade de Buenos Aires. Ele trabalhou como pesquisador associado na Universidade de Harvard e no Massachusetts Institute of Technology, nos Estados Unidos. Atualmente é coordenador do projeto Terapia de Captura de Neutrons de Boro e coordenador da CNEA do projeto Terapia Protônica.

Para mais informações: https://www.if.ufrgs.br/if/event/aula-inaugural-pedro-da-rocha-andrade-2018-2-gustavo-a-santa-cruz/