Capacitação para consulta e uso de informações em documentos de patentes

Salão de Iniciação Científica é um espaço aberto para a divulgação dos projetos de Iniciação Científica, de Iniciação Tecnológica e Inovação, de Extensão e de Ensino desenvolvidos por estudantes de graduação e pós-graduação, sendo todos os trabalhos avaliados por uma banca examinadora. O evento tem como objetivo valorizar e promover a participação de estudantes de graduação em atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão em um ambiente adequado ao intercâmbio de informações, visando auxiliar na pesquisa científica, na Extensão, Ensino e no desenvolvimento tecnológico junto à sociedade. Desde 2011 o Salão de IC está sendo realizado no âmbito do Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepex).

A capacitação para consulta e uso de informações em documentos de patentes será ministrada pelo Prof. Dr. Guilherme Cañete Vebber / Prof. Dr. Felipe Grando Brandão (SEDETEC-UFRGS)

O presente minicurso tem como objetivo capacitar alunos, professores e profissionais para a busca e compreensão das informações contidas em documentos de patentes.

O desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação de um país está intimamente ligado à boa gestão de sua propriedade intelectual e industrial. O conhecimento geral acerca de patentes e sua regulação (Lei 9279/96), no entanto, ainda é extremamente restrito a poucos especialistas na área. O objetivo deste minicurso é divulgar a importância e relevância dessas fontes de conhecimento tecnológico e habilitar membros da comunidade da UERGS para a consulta e uso das informações em documentos de patentes, tanto para pesquisa quanto para inovação tecnológica. A consulta aos documentos de patente possibilita o acesso a qualificadas informações tecnológicas, auxilia na identificação de instituições e de pesquisadores visando futuras parcerias, no mapeamento de tendências tecnológicas e soluções para problemas técnicos. Durante o minicurso, será demonstrado como acessar e usufruir das bases de dados disponibilizadas a partir do Portal de Periódicos da Capes que recuperam informações patentárias, como: Derwent Innovation Index, SciFinder e Reaxys, além de outras bases abertas, como: Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Latipat, Espacenet, Patentscope, United States Patent and Trademark Office e Google Patents. Por fim, serão traduzidos e descritos os principais termos e aspectos de um documento de patente.

Dia: 24/10/2018

Das 14h ás 17h

Mais informações: https://doity.com.br/8-siepex#map