Projeto “Música por Meios Eletrônicos” leva a música eletrônica para escolas de Porto Alegre.



O projeto “Música por Meios Eletrônicos” (MpME) foi criado para levar até a sua instituição de ensino uma atividade musical didática sobre como é feita atualmente a música por meios eletrônicos.

Grande parte da produção da música moderna que ouvimos é composta e executada por meios eletrônicos. A Universidade tem o papel de popularizar o conhecimento científico, tecnológico e artístico, possibilitando a divulgação de projetos produzidos no âmbito acadêmico. Neste sentido, a UFRGS apresenta uma proposta de educação não-formal reunindo atividades musicais interativas e performáticas com o uso da tecnologia aplicada às artes.

Objetivos
O projeto MpME tem por objetivos: propiciar a popularização do conhecimento produzido na Universidade; possibilitar a interação entre participantes, pesquisadores; realizar atividades de educação não-formal e despertar o interesse da comunidade pela música e suas possibilidades.

Atividades propostas
– Apresentação musical – arranjos para trilhas sonoras, composições autorais e temas da música erudita executados através de sintetizadores, bateria eletrônica e meios eletrônicos não convencionais acompanhados de projeções de vídeo-arte e cenas de filmes.
– Atividade interativa – após a apresentação musical os participantes serão convidados a interagir com os instrumentos eletrônicos e experimentar possibilidades musicais sob orientação dos performers.
– Palestra sobre música e tecnologia
– Distribuição gratuita de material didático (CDs e DVDs) aos participantes.

Necessidades (Ao entrar em contato favor informar os detalhes sobre o local de apresentação)
– Local de realização das apresentações: auditórios ou teatros equipados com projetor e telão, tomadas para ligar os equipamentos e instrumentos eletrônicos.

Instrumentos e equipamentos usados nas apresentações
– Sintetizadores
– Theremini
– Keytar
– Bateria eletrônica
– Percussão eletrônica
– Baixo elétrico
– Caixas de Som
– Mesa de Som
– Microfone
– Computador
– Estante para teclados
– Pedais
– Cabos

Material a ser doado para os participantes
– DVD: “Música, Ciência e Tecnologia”
– CD duplo: Coletânea de Música Eletroacústica da UFRGS, volumes 1 e 2

Contato para agendamentos
Centro de Música Eletrônica do DEMUS-IA/UFRGS
Coordenação Prof. Dr. Elói Fernando Fritsch
Fone: 3308-4329, e-mail: musica.eletronica@ufrgs.br, site www.ufrgs.br/musicaeletronica/mpme


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>