Exposição PRO POSIÇÕES, que comemora os 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do IA/UFRGS, permanece aberta até 25/6 no MARGS. Entrada franca.



Evento: Exposição PRO POSIÇÕES, que comemora os 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do IA/UFRGS
Curadoria: Icléia Borsa Cattani e Maria Amélia Bulhões
Visitação: de 03 de maio a 25 de junho, de terças a domingos, das 10h às 19h
Local: Museu de Arte do Rio Grande do Sul -MARGS (Praça da Alfândega, sem número – Centro Histórico, Porto Alegre, fone (51) 3227-2311)
Ingresso: entrada franca

Imagens das obras: cedidas pelos artistas

Abre no dia 02 de maio, terça-feira, às 19h, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), a exposição PRO POSIÇÕES, atividade que comemora os 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Artes visuais do Instituto de Artes da UFRGS. Com curadoria de Icléia Borsa Cattani e Maria Amélia Bulhões, a mostra apresenta trabalhos de dezesseis professores artistas do PPGAV-IA/UFRGS: Alberto Semeler, Carlos Pasquetti, Claudia Zannata, Elaine Tedesco, Eduardo Vieira da Cunha, Elida Tessler, Flávio Gonçalves, Hélio Fervenza, Marilice Corona, Maria Lucia Cattani, Maria Ivone dos Santos, Maristela Salvatori, Nilza Grau Haertel, Romanta Disconzi, Sandra Rey e Tetê Barachini.

Sobre a exposição PRO POSIÇÕES, as curadoras escrevem: “A escolha das obras baseou-se em três critérios: que trouxessem elementos dos seus processos de constituição; que resultassem de projetos audazes, evitando as soluções triviais e os caminhos comuns; que, na medida do possível, fossem trabalhos inéditos para o público de Porto Alegre. Gostaríamos de salientar a excelente acolhida, o entusiasmo e a cooperação dos nossos colegas artistas, que chegaram, em alguns casos, a propor a realização de novas obras para a exposição.

Os dezesseis artistas pesquisadores trazem dezesseis diferentes posições em relação à arte e ao seu sistema, que se interconectam e apontam algumas questões. São elas: as novas abordagens da tradicional categoria da paisagem, os processos de relacionamento e interferências no espaço urbano, os experimentos de figuração, as explorações das imagens em movimento, a investigação das relações entre imagem e texto e a criação de ritmos e serialidades.

Com esse conjunto de trabalhos, estamos apresentando o que produzem os professores da área de Poéticas Visuais do PPGAV: as questões, os valores e problemáticas que enfrentam e suas estratégias de reflexão. Assim, expomos de certa forma o universo da arte com que lidamos na instituição. Conhecê-lo melhor, e visualizá-lo no conjunto, é importante para nós, professores e alunos do Programa, mas também para a comunidade na qual nos inserimos e com a qual interagimos de diferentes maneiras.”

A exposição PRO POSIÇÕES tem entrada franca e permanece aberta para visitação no MARGS até o dia 25 de junho.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *