Programa “Músicas do Mundo”, que difunde pesquisas em etnomusicologia feitas por alunos do IA/UFRGS, é transmitido pela Rádio da Universidade nas segundas-feiras, às 20h30.



Evento: Programa “Músicas do Mundo: etnomusicologia na Rádio da Universidade”
Apresentação: toda segunda, às 20h30, pela Rádio da Universidade (AM 1080)
Produção e apresentação: Etnomus UFRGS/Núcleo de Estudos em Música do Brasil e América Latina do Departamento de Música e do Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da UFRGS
Coordenação: Prof. Dr. Reginaldo Gil Braga

Nas segundas-feiras, às 20h30, a Rádio da Universidade transmite o programa “Músicas do Mundo: etnomusicologia na Rádio da Universidade”, que divulga semanalmente as pesquisas acadêmicas do grupo Etnomus-UFRGS/Núcleo de Estudos em Música do Brasil e América Latina, ligado ao Departamento de Música e ao Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da UFRGS.

A etnomusicologia tem despertado interesse cada vez maior de comunidades acadêmicas no Brasil e no mundo, promovendo debates e difusão de conhecimentos musicais negligenciados pelos meios de comunicação em geral, inclusive públicos. O Etnomus-UFRGS propõe que resultados de pesquisas musicais sejam compartilhados na programação da Rádio da Universidade para que ocorra a quebra dos paradigmas usuais de produção e difusão de conhecimentos acadêmicos versus populares/ tradicionais (dissertações e teses X tradições orais). Essa postura colaborativa e dialógica de investigação e difusão de conhecimento rompe com os cânones e agrega outros saberes à academia e fora dela.

O episódio do dia 29 de maio, cujo título é “Musicar de imigrantes haitianos no sul do Brasil”, tem como tópico de interesse as práticas sociomusicais de imigrantes haitianos que habitam Porto Alegre. Desde o terremoto no ano de 2010, significativa parcela da corrente migracional haitiana se estabeleceu no estado, aportando importante força de trabalho e um valoroso patrimônio cultural que se agrega aos poucos ao mosaico sociocultural do Rio Grande do Sul. Caetano Maschio Santos, mestrando em Etnomusicologia pelo IA/UFRGS, receberá os convidados Alix Georges e Poony Btag para divulgar suas atividades artísticas e para conversar sobre como suas novas vidas e músicas dialogam na diáspora.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *