Ciclo de atividades “Território Ilhota” inclui exposição e seminário e acontece de 04 a 29/7 no Centro Cultural Erico Verissimo. Entrada franca.



Evento: “Território Ilhota”, exposição e seminário sobre a história da Ilhota
Coordenação Geral: Grupo Cidadania e Arte (UFRGS) e Ponto de Cultura Território Ilhota
Datas e horários de realização: de 04 a 29 de julho, de terça à sexta, das 10 às 19h; nos sábados, das 11 às 18h
Local: Centro Cultural Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS
Ingresso: entrada franca

Seminário: Território  Ilhota em busca do direito à cidade
Data e horário de realização: 22 de julho, sábado, a partir das 14h
Local: Centro Cultural Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS
Programação:
Negritude e cidadania: representantes do MNU, Quilombo Areal da Baronesa, Fidelix, Renascença II, Lupicínio.
Mulheres, arte e cultura: palestrante Luísa Gabriela
Território Ilhota: palestrantes Nilda, Elvira, Elza, Vanderlei e Angélica.
Cidadania e arte: grupo UFRGS e ação dos grupos Contar/Escutar (Atelier Livre) + Coletivo A Carroça + vizinhos da praça Lupicínio Rodrigues

A exposição e seminário “Território Ilhota” tem como foco a história da antiga Ilhota e a da atual constituição oriunda deste local em Porto Alegre, o qual, nos anos 70, sob um processo de gentrificação, foi dissolvido e seus moradores removidos, formando o bairro Restinga. Muitas famílias resistiram ao desalojo e retornaram ao seu local de origem, constituindo vilas, algumas delas sendo atualmente reconhecidas com quilombos urbanos.

A exposição no CCEV, com o intuito de tornar presente a memória relativa à formação, vida cotidiana e histórico de lutas pela preservação da moradia e da organização comunitária dos descendentes do Território Ilhota, apresentará vídeos, fotos, arquivos e produções contemporâneas sobre o tema. O seminário irá discutir com a comunidade porto-alegrense esta história esquecida pela cidade e contará com a participação de moradores descendentes do antigo Território Ilhota.

 


2 thoughts on “Ciclo de atividades “Território Ilhota” inclui exposição e seminário e acontece de 04 a 29/7 no Centro Cultural Erico Verissimo. Entrada franca.

  1. Gostaria de saber se é viável a visita de alunos de 1ºao 5ºano das séries iniciais do Ensino Fundamental. Somos de escola estadual e estamos fazendo um trabalho sobre porto alegre. Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *