Espetáculo teatral “Sebastian” tem duas apresentações gratuitas nas quartas de abril, às 12h30 e 19h30, na Sala Qorpo Santo.



Evento: temporada do espetáculo “Sebastian”, atividade do Projeto Teatro, Pesquisa e Extensão da UFRGS
Promoção: Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS, Departamento de Difusão Cultural da PROREXT/UFRGS
Datas e horários das apresentações: quartas-feiras de abril (dias 04, 11, 18 e 25), às 12h30 e 19h30 (duas sessões por quarta-feira)
Local: Sala Qorpo Santo (Av. Paulo Gama, 110 — Campus Central da UFRGS, ao lado da Sala Redenção)
Ingresso para todas as apresentações: entrada franca (com distribuição de senhas no local, uma hora antes de cada apresentação)
Classificação: 16 anos
Crédito da foto: Saulo Almeida

Na quarta-feira, 04 de abril, começa a programação de 2018 da Mostra de Teatro Universitário Teatro, Pesquisa e Extensão (TPE) com a temporada do espetáculo “Sebastian”. Espetáculo de dança-teatro no qual o artista Sebastian Geike traça paralelos simbólicos e metafóricos entre a sua história de vida e o mito de São Sebastião, “Sebastian” utiliza o mito como uma das formas de orientar as pessoas em suas travessias de vida, como uma espécie de mapa ou guia de viagem.

São Sebastião é referenciado pelo espetáculo para tratar do sofrimento das vítimas do preconceito, intolerância e violência no Brasil, sendo elas os membros da comunidade LGBTTQI+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queers e pessoas intersex). A apresentação é estruturada em cena um ritual de sacrifício, no qual o ator-dançarino prepara o instante de seu abate. São Sebastião foi transformado, ao longo da história, em um ícone do erotismo, da sexualidade masculina e da homossexualidade, o que cria necessidade de instaurar espaço de questionamento dos padrões e normas de gênero através da atividade artística e das suas configurações culturais, sociais e políticas.

A Mostra de Teatro Universitário TPE apresenta sete espetáculos ao longo do ano de 2018. O TPE é espaço privilegiado da pesquisa e da produção cênica realizada pelos alunos do Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS. O projeto apresenta um espetáculo a cada mês, sempre às quartas-feiras, em dois horários: 12h30min e 19h30min. Todas as sessões são gratuitas.

Sinopse
Um jovem amarrado nu a uma árvore tem seu corpo flechado. A única cobertura para a sua nudez é um tecido branco e liso amarrado ao ventre. Uma pessoa que busca a si em um encontro mítico com São Sebastião. Do encontro dessas duas realidades — mítica e real — escoa sem parar sangue e suor, sensação e silêncio, lacunas por onde vaza, por onde escoam a dura existência. Um corpo santo que busca encontrar o seu lugar, papel e identidade no mundo e vivê-lo plenamente, mesmo que isso implique dificuldades e sofrimento. Follow your bliss.

Ficha técnica
Ator-dançarino: Sebastian
Direção: Saulo Almeida
Colaborações artísticas: Alexandre Brum Correa, André Vaillant, Benjamin Abras, Emily Chagas, Guilherme Augusto
Preparação vocal: Raísa Campos
Trilha-sonora: Sebastian e Saulo Almeida
Composição musical: Raísa Campos, Gilmar Iria e Michele Degan
Dramaturgia: Sebastian e Saulo Almeida
Texto: Sebastian
Iluminação: Saulo Almeida
Operação de som: Sofia Pulgatti
Cenografia: Chico Machado e Ícaro Epifânio
Figurino: Sebastian
Projeções: João Gabriel de Queiroz
Apoio: Centro de Estudos Corporais do Ator-Bailarino, Nebulla Movement
Originado na disciplina: Estágio de Atuação de Sebastian Habib e Iniciação Científica de Saulo Almeida


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *