I CORDAS POA, evento que inclui palestras, masterclasses, debates e concertos com grandes músicos, acontece de 27/5 a 02/6 em Porto Alegre.



Evento: I Festival de Cordas de Porto Alegre — I CORDAS POA
Diretor artístico do evento: Professor Alexandre Ritter (IA/UFRGS)
Realização: Instituto de Artes da UFRGS. Apoio: Santander Cultural, Instituto Ling, Orquestra Sinfônica da Universidade de Caixas do Sul-UCS, Consulado Americano em POA, Audio Porto e Person Piano
Período de realização: de 27 de maio a 02 de junho
Programação completa: https://www.ufrgs.br/cordaspoa/programacao/

De 27 de maio a 02 de junho acontece o I Festival de Cordas de Porto Alegre — I CORDAS POA. contemplará masterclasses, concertos, recitais, palestras e mesa-redonda, com uma intensa programação artística. Nesta primeira edição, serão oferecidos cursos dos instrumentos de cordas-friccionadas: violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Os alunos inscritos no Festival terão acesso às masterclasses, recitais, palestras com convidados, a uma mesa-redonda com os professores, e também terão entrada franca nos concertos pagos do Festival.

Porto Alegre tem hoje um tradicional e sólido histórico no ensino e na produção da música erudita. É fato que músicos da área de cordas-friccionadas que construíram sua educação musical em Porto Alegre se encontram atualmente desfrutando de bem sucedidas carreiras em várias partes do mundo. O I Festival de Cordas de Porto Alegre — I CORDAS POA não só celebra essas conquistas como investe na ampliação do espaço de discussão e de ensino de cordas-friccionadas na capital gaúcha. O Festival oferece aos participantes uma experiência educacional especializada e de qualidade, provendo um ambiente fértil para a imersão no estudo de música.

O I Festival de Cordas de Porto Alegre — I CORDAS POA dá ênfase ao intercâmbio de experiências entre professor/artista e aluno. Os professores que participam do evento são: Alexandre Ritter (IA/UFRGS), Fredi Gerling (IA/UFRGS), Simón Gollo (Universidade Estadual do Novo México, EUA), Joel Pagán (Universidade do Texas Rio Grande Valley, EUA), Aristides Rivas (Longy School of Music of Bard College, EUA) e George Amorim (Universidade do Texas Rio Grande Valley, EUA).

Dois concertos destacam-se na programação do I Festival de Cordas de Porto Alegre — I CORDAS POA. O Concerto de abertura do Festival, que acontece no dia 27 de maio, às 17h, no Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110), conta com a Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul, regida por Manfredo Schmiedt, e com os solistas norte-americanos Aristides Rivas (violoncelo) e Simón Gollo (violino). O programa do concerto de abertura do I CORDAS POA inclui o Concerto para Violino e Violoncelo em Lá menor, Op. 102, de Johannes Brahms, e a Sétima Sinfonia de Ludwig van Beethoven. Outro destaque é o Concerto de Encerramento do I CORDAS POA, que será realizado no dia 02 de junho, às 19h, no Santander Cultural (Rua 7 de Setembro, 1028). Participam deste concerto os seguintes músicos: Simón Gollo (violino), Joel Pagán (viola), Aristides Rivas (violoncelo), George Amorim (contrabaixo), Olinda Allessandrini (piano), Fredi Gerling (violino) e Alexandre Ritter (contrabaixo). No programa, Quintetos para Piano de Ralph Vaughan Williams e de Franz Schubert.

A programação complete do I CORDAS POA está em https://www.ufrgs.br/cordaspoa/programacao/

O I CORDAS POA é uma realização da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e conta com apoio institucional do Santander Cultural, do Instituto Ling, da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caixas do Sul (UCS), do Consulado Americano em Porto Alegre, do Audio Porto e de Person Piano. O Festival tem direção artística de Alexandre Ritter, com a colaboração de George Amorim e Manfredo Schmiedt como membros da comissão artística, e produção executiva da Branco Produções.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *