Exposição “Rastro”, com obras de Santiago Pooter, abre na terça, 07/8, e permanece até 02/9 no IA/UFRGS. Entrada franca.



Evento: exposição “Rastro”, com obras de Santiago Pooter e curadoria de Mel Ferrari
Realização: Centro Acadêmico Tasso Corrêa do IA/UFRGS
Abertura: 07 de agosto, terça, às 18h30
Visitação: de 08 de agosto a 02 de setembro
Local: Espaço Ado Malagoli do Instituto de Artes da UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar — Centro Histórico, Porto Alegre)
Ingresso: entrada franca

A exposição “Rastro” surge da intenção de unir aspectos urbanos com os espaços institucionais, o que marca o caminho traçado por Santiago Pooter em sua trajetória. As vivências do graffiti e do pixo transformam-se em poética e reconfiguram-se para permitir a exploração de outras técnicas: a fotografia, a pintura, as instalações.

Lá fora, os canais estão em constante movimento, em transformação, aspecto vital que caracteriza a essência da cidade. Mas, na medida em que Santiago capta instantes da ações, temos um paradoxo entre a arte efêmera urbana e o registro artístico. “Rastro” propõe trazer para dentro do Instituto de Artes da UFRGS esses resíduos, que são ao mesmo tempo marcas e documentos da ação que transcorre lá fora. A rua para e sacraliza-se dentro de espaços de legitimação. É possível essa contemplação por parte do espectador? Rastro tem intenção de abrir esse caminho de interpretações, deixando o espaço expositivo livre para o diálogo com a rua: pungente, ativa, não-neutra, viva e imparcial.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *