Exposição “Obras Em Reserva – Acervo da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo”, com quarenta e duas obras do Acervo Artístico do Instituto de Artes da UFRGS, abre na quinta, 30/8, às 17h30. Entrada franca.



Evento: Exposição Obras Em Reserva – Acervo da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo
Curadoria: Paulo Gomes
Promoção: Instituto de Artes da UFRGS e PROREXT/UFRGS
Produção: Departamento de Difusão Cultural da UFRGS e Pinacoteca Barão de Santo Ângelo – Setor de Acervo Artístico do IA/UFRGS
Abertura: 30 de agosto, quinta, às 17h30
Local: Salão de Festas da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110, segundo andar, no prédio da Reitoria da UFRGS — bairro Bom Fim, Porto Alegre)
Ingresso: entrada franca

Na quinta, 30 de agosto, às 17h30, abre no Salão de Festas da UFRGS a exposição Obras Em Reserva – Acervo da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo. A exposição tem por objetivo mostrar um número expressivo de obras do Acervo da PBSA, que estavam nas reservas técnicas desse equipamento cultural do Instituto de Artes. Reserva técnica é o termo utilizado para designar o local no qual as obras de uma coleção são depositadas.

Obras Em Reserva – Acervo da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo propõe uma história da arte plural e diversa, que mostra as diferentes correntes artísticas contidas no Acervo Artístico do IA/UFRGS. Em um espaço especialmente projetado, a exposição produz reflexão sobre o papel das instituições de arte e apresenta a história e a contribuição do colecionismo local para a formação do nosso campo das artes plásticas e visuais. O modo de organização das obras na exposição convida o público a elaborar as leituras e as estabelecer relações entre as diversas formas de representação do mundo. A organização opta pelos gêneros e pela orientação estilística, propondo a troca de informações entre os grupos de obras a partir de uma perspectiva generosa e não excludente. É um amplo recorte temporal – obras desde os anos 1920 até a atualidade – e formal, pois estarão expostas pinturas acadêmicas, pré-modernistas, modernistas e contemporâneas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *