MOSTRA DE TEATRO DAD 2018 — DAD 60 ANOS apresenta espetáculos e pesquisas acadêmicas sobre Teatro. Entrada franca para todas as atividades.



Evento: MOSTRA DE TEATRO DAD 2018 — DAD 60 ANOS, apresentação de trabalhos práticos e teóricos de conclusão do curso de Graduação em Teatro
Promoção: Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS
Ingresso para todas as atividades da mostra: entrada franca (os espetáculos têm retirada de senhas no local da apresentação, uma hora antes do início do espetáculo)

A MOSTRA DE TEATRO DAD é um evento anual que reúne apresentações dos trabalhos finais de Graduação dos alunos do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da UFRGS. A mostra oferece ao público a oportunidade de assistir a espetáculos e apresentações de pesquisas em artes cênicas que desvelam e discutem novas tendências teatrais. Todos os trabalhos são orientados por professores do DAD-IA/UFRGS.

A MOSTRA DE TEATRO DAD 2018 — DAD 60 ANOS comemora seis décadas de atividades do Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS com quinze espetáculos de alunos de Graduação, apresentações de pesquisas acadêmicas sobre Teatro e desfile de figurinos do Guarda-roupa do DAD (que percorrerá as ruas do centro de Porto Alegre no dia 30 de outubro).

Todas as atividades da Mostra são gratuitas e buscam promover diálogos entre universidade e sociedade. Os espetáculos foram produzidos pelos próprios alunos, de forma independente, contando com os espaços do DAD-IA/UFRGS e o apoio dos professores e técnicos do Instituto de Artes da UFRGS.

A qualificação acadêmica dos alunos do Departamento de Arte Dramática depende do diálogo e da inter-relação com a comunidade externa à Academia. Por isso, é fundamental que as propostas conceituais e estéticas desenvolvidas dentro do DAD-IA/UFRGS sejam compartilhadas, pois o resultado do contato com diferentes públicos promoverá o amadurecimento artístico e profissional dos estudantes de Arte Dramática.

Programação da MOSTRA DE TEATRO DAD 2018 — DAD 60 ANOS
Espetáculos (entrada franca para todas as apresentações)

04, 11, 18 e 25 de novembro, todos os domingos do mês
Espetáculo: “Ser-humárvore”, Estágio de Montagem de João Caron
Horário das apresentações: 17h
Local: Chafariz da Redenção (Av. João Pessoa, 791 — Parque Farroupilha, Cidade Baixa, Porto Alegre)
Ingresso: entrada franca
Duração: 60 minutos
Classificação etária: livre
Crédito da foto: Carlota Araujo

Nos domingos de novembro, dias 04, 11, 18 e 25, às 17h, acontecem as apresentações do oitavo espetáculo da MOSTRA DE TEATRO DAD 2018 — DAD 60 ANOS. “Ser-humárvore” é o trabalho de João Caron para a disciplina Estágio de Direção do DAD—IA/UFRGS. A MOSTRA DE TEATRO DAD 2018 comemora os sessenta anos de atividades do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da UFRGS, principal escola de nível superior de Artes Cênicas do Rio Grande do Sul.

Sinopse: “— Arrancaram minhas penas, pernas e pilares. Queimaram minha cama, minhas parentes, minha cidade. A mata foi extinta.” O espetáculo “Ser-humárvore” denuncia o ataque ao patrimônio ecológico e a expulsão injusta de pessoas de suas moradias feito pela especulação imobiliária e pela gentrificação urbana por meio da história da criação de um centro comercial no espaço do Parque da Redenção, projeto do Deputado Fanada combatido pelas Seres-humárvores, guardiãs da natureza.

Ficha técnica resumida
Direção e Dramaturgia: João Caron
Elenco: Leonardo Koslowski, Phillipe Coutinho, Jonathan Pinheiro, Letícia Pagot, Thaís Diedrich, Júlia Santos, Gabriel Farias
Figurino e Trilha Sonora: o grupo
Orientador: professor Henrique Saidel

05, 06 e 07 de novembro, segunda, terça e quarta
Espetáculo: “O Corpo Quebrado ou Tudo aquilo que não se deve mencionar”, Estágio de Atuação de Leonardo Steffanello
Horário das apresentações: 20h
Local: Sala 1 do Departamento de Arte Dramática (Rua General Vitorino, 255 — Centro Histórico, Porto Alegre)
Ingresso: entrada franca (com retirada de senhas no local da apresentação)
Duração: 60 minutos
Classificação etária: 14 anos
Crédito da foto: Davi Moreira

Nos dias 05, 06 e 07 de novembro, às 20h, acontecem as apresentações do nono espetáculo da MOSTRA DE TEATRO DAD 2018 — DAD 60 ANOS. “O Corpo Quebrado ou Tudo aquilo que não se deve mencionar” é o trabalho de Leonardo Steffanello para a disciplina Estágio de Atuação do DAD—IA/UFRGS. A MOSTRA DE TEATRO DAD 2018 comemora os sessenta anos de atividades do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da UFRGS, principal escola de nível superior de Artes Cênicas do Rio Grande do Sul.

Sinopse: Uma sala. Uma grande mesa para uma grande ceia. A última de muitas não realizadas O jeito certo de sentar-se. O espectro de quem fingiu a vida inteira. Ou o signo de quem se libertou. A janta familiar. O espectro do medo de dizer tudo aquilo que não deve ser mencionado no seio da família. Censura. Vergonha. O tabu. O sexo. O gozo. A religião. Deus. Passivo. Ativo. Quadrado. Família. Governo. Eu. Você. Nós. Viados. Um brinde à morte ideológica do homem lança e escudo, homem míssil, homem corrida espacial, homem campos de concentração, homem faca na bota, homem herói! E outro à ascensão de nossas paixões incontroláveis!

Ficha técnica resumida
Direção: Thiago Silva
Elenco: Jardel Rocha, Lauro Júnior, Leonardo Steffanello e Phillipe Coutinho
Dramaturgia: Beatriz Preclado, Thiago Silva, Leonardo Steffanello e Phillipe Coutinho
Orientação: professora Ana Cecília Reckziegel

06, 08 e 09 de novembro, terça, quinta e sexta
Espetáculo: “Como Cozinhar Um Lobo”, Estágio de Montagem de Naomi Luana
Horário das apresentações: 20h
Local: Sala Qorpo Santo (Av. Paulo Gama, 110 — Campus Central da UFRGS, ao lado do Cinema Universitário)
Ingresso: entrada franca (com retirada de senhas no local da apresentação)
Duração: 90 minutos
Classificação etária: 16 anos
Crédito da foto: ilustração para arte de divulgação feita por Olívia Girardello

Nos dias 06, 08 e 09 de novembro, terça, quinta e sexta, às 20h, acontecem as apresentações do décimo espetáculo da MOSTRA DE TEATRO DAD 2018 — DAD 60 ANOS. “Como Cozinhar Um Lobo” é o trabalho de Naomi Luana para a disciplina Estágio de Montagem do DAD—IA/UFRGS. A MOSTRA DE TEATRO DAD 2018 comemora os sessenta anos de atividades do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da UFRGS, principal escola de nível superior de Artes Cênicas do Rio Grande do Sul.

Sinopse: O espetáculo é construído a partir de variações ao redor da mesma mesa — a coisa que se situa entre a gente, o mundo comum que nos associa, e, ao mesmo tempo nos distingue. Uma farsa, uma sopa, um brinde à crise que nos assola. O cardápio é dividido em três atos: para a entrada, whisky 518 anos e iscas de carne mal-passada; para o prato prato principal, o pão nosso da luta de cada dia; por fim, como sobremesa, vinho e torta com cobertura de cera de vela derretida. A brincadeira consiste em imaginar cenicamente as formas radicais, absurdas ou ridículas que vivenciamos — do público ao privado — o sentido político.

Ficha técnica resumida
Direção e dramaturgia: Naomi Luana
Elenco: Ana Girardello, Carla Cassapo, Cláudia Sachs, Flávia Reckziegel, Louise Pierosan, Rafaela Giacomelli e Rita Spier
Orientação: professora Cláudia Sachs
Colaborações artísticas: Aline Araújo, Carol Martins, Inês Marocco, Júlia Mistro, Lívia Koeche, Luiz Acosta, Martino Piccinini e Quica Rozman

08, 09 e 10 de novembro, quinta, sexta e sábado
Espetáculo: “Os Altruístas”, Estágio de Atuação de Roberta Pochmann
Horário das apresentações: 20h
Local: Sala Alziro Azevedo (Av. Salgado Filho, 340 — Centro Histórico, Porto Alegre)
Ingresso: entrada franca (com retirada de senhas no local da apresentação)
Duração: 70 minutos
Classificação etária: 14 anos
Crédito da foto: Airton Terres

Nos dias 08, 09 e 10 de novembro, quinta, sexta e sábado, às 20h, acontecem as apresentações do décimo primeiro espetáculo da MOSTRA DE TEATRO DAD 2018 — DAD 60 ANOS. “Os Altruístas” é o trabalho de Roberta Pochmann para a disciplina Estágio de Atuação do DAD—IA/UFRGS. A MOSTRA DE TEATRO DAD 2018 comemora os sessenta anos de atividades do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da UFRGS, principal escola de nível superior de Artes Cênicas do Rio Grande do Sul.

Sinopse: Nessa comédia ácida entende-se o sentido do ditado popular: “De boas intenções o inferno está cheio”. Adaptação de texto dramatúrgico de Nicky Silver, “Os Altruístas” apresenta um universo de pessoas vazias, solitárias, mas acima de tudo hipócritas. Sidney, uma fútil atriz de novela, acaba de cometer um assassinato e precisa da ajuda de um grupo de ativistas para “resolver” a situação, mas para isso vai usar os pretextos e justificativas mais absurdos. A peça “Os Altruístas” faz uma crítica à sociedade afetada e egocêntrica, em crise e em busca de objetivos.

Ficha técnica resumida
Direção: Airton Terres
Elenco: Cássio Amaral (Ronald); Douglas Lunardi (Lance); Luciano Pipier (Ethan); Roberta Pochmann (Sidney) e Sabrina Machado (Cybil)
Produção: Airton Terres e Roberta Pochmann
Orientação: professora Ana Cecília de Carvalho Rieckziegel

21 e 22 de novembro, quarta e quinta
Espetáculo: “Quase (h)A Tempo”, Estágio de Atuação de Jussinei Lorde
Horário das apresentações: 21 de novembro, às 20h; 22 de novembro, às 15h e às 20h
Local: Sala Alziro Azevedo (Av. Salgado Filho, 340 — Centro Histórico, Porto Alegre)
Ingresso: entrada franca (com retirada de senhas no local da apresentação)
Duração: 75 minutos
Classificação etária: 14 anos
Crédito da foto: Julio Estevan

Nos dias 21 e 22 de novembro, quarta e quinta, acontecem as apresentações do décimo segundo espetáculo da MOSTRA DE TEATRO DAD 2018 — DAD 60 ANOS. “Quase (h)A Tempo” é o trabalho de Jussinei Lorde para a disciplina Estágio de Atuação do DAD—IA/UFRGS. A MOSTRA DE TEATRO DAD 2018 comemora os sessenta anos de atividades do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da UFRGS, principal escola de nível superior de Artes Cênicas do Rio Grande do Sul.

Sinopse: Francis nunca consegue chegar no horário, está constantemente atrasado. Cansado do fracasso por conta dos atrasos, vê uma luz no fim do túnel ao ingressar na Escola de Otimização do Tempo. Conseguirá ele acompanhar o ritmo alucinado dos dias atuais? Ainda há tempo de voltar atrás?

Ficha técnica resumida
Direção, concepção e dramaturgia: Julia Kieling
Elenco: Claudia Carvalho, Julio Estevan, Jussinei Lorde, Leonardo Koslowski, Natasha Villar e Pedro Schilling
Produção: Julia Kieling e Jussinei Lorde
Orientação: professora Gisela Habeyche

23, 24 e 25 de novembro, sexta, sábado e domingo
Espetáculo: “Complexos”, Estágio de Atuação de Lana Lima Fritsch e Bruna Bierhals
Horário das apresentações: 20h (sujeito a alteração)
Local: Sala Alziro Azevedo (Av. Salgado Filho, 340 — Centro Histórico, Porto Alegre)
Ingresso: entrada franca (com retirada de senhas no local da apresentação)
Duração: 40 minutos
Classificação etária: 12 anos
Crédito da foto: Jéssica Barbosa

Nos dias 23, 24 e 25 de novembro, sexta, sábado e domingo, acontecem as apresentações do décimo quarto espetáculo da MOSTRA DE TEATRO DAD 2018 — DAD 60 ANOS. “Complexos” é o trabalho de Lana Lima Fritsch e de Bruna Bierhals para a disciplina Estágio de Atuação do DAD—IA/UFRGS. A MOSTRA DE TEATRO DAD 2018 comemora os sessenta anos de atividades do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da UFRGS, principal escola de nível superior de Artes Cênicas do Rio Grande do Sul.

Sinopse: A peça trata da influência dos contos das princesas da Disney na vida das mulheres. A partir das experiências das atrizes e relatos de outras mulheres, o espetáculo traz à cena os efeitos negativos de se crescer ouvindo e lendo esses contos. Busca-se explorar e quebrar o arquétipo de mulher ideal.

Ficha técnica resumida
Direção: O grupo
Atrizes: Lana Lima Fritsch e Bruna Bierhals
Orientação: professor Francisco de Assis

29 e 30 de novembro, quinta e sexta, e 03 de dezembro, segunda
Espetáculo: “Rechazada — Fashion Show 2018”, Estágio de Montagem de Matheus Wathier e Estágio de Atuação de Miguel Ribeiro
Horário das apresentações: 20h
Local: Sala Qorpo Santo (Av. Paulo Gama, 110 — Campus Central da UFRGS, ao lado do Cinema Universitário)
Ingresso: entrada franca (com retirada de senhas no local da apresentação)
Duração: 90 minutos
Classificação etária: 16 anos
Crédito da foto: Qex Bittencourt

Nos dias 29 e 30 de novembro, quinta e sexta, e 03 de dezembro, segunda, às 20h, acontecem as apresentações do décimo quinto espetáculo da MOSTRA DE TEATRO DAD 2018 — DAD 60 ANOS. “Rechazada — Fashion Show 2018” é o trabalho de Matheus Wathier para a disciplina Estágio de Montagem e de Miguel Ribeiro para a disciplina Estágio de Atuação do DAD—IA/UFRGS. A MOSTRA DE TEATRO DAD 2018 comemora os sessenta anos de atividades do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da UFRGS, principal escola de nível superior de Artes Cênicas do Rio Grande do Sul.

Sinopse: “Rechazada — Fashion Show 2018” é um espetáculo sobre o mundo fashion. A temporada apresentou uma coleção que não deu certo. Em meio a ambientes obscuros e outros extremamente iluminados, desfiles contra o tempo, contra a morte, e diversas outras convenções sociais, respingando cores, um tanto de glamour e um tanto de sangue! É uma season bastante longa para quem é rechaçada e esta é a coleção de 2018. RECHAZADA. Mix de peças erradas, sem medo de voar, sem medo de abalar, o clima é dramático e fake! Mulheres mascaradas, enclausuradas, invadiram a passarela. RECHAZADA, sua moda sem dúvida decolou! Fashion Show da coleção de ano todo da nossa marca!

Ficha técnica resumida
Direção: Matheus Wathier
Elenco: Luiz Manoel, Miguel Ribeiro e Qex Bittencourt
Estilista: Angelić
Orientação: professora Patrícia Fagundes

05, 06 e 07 de dezembro, quarta, quinta e sexta
Espetáculo: “Cura”, Estágio de Atuação de Saulo Almeida
Horário das apresentações: 20h
Local: Sala Qorpo Santo (Av. Paulo Gama, 110 — Campus Central da UFRGS, ao lado do Cinema Universitário)
Ingresso: entrada franca (com retirada de senhas no local da apresentação)
Duração: 50 minutos
Classificação etária: livre
Crédito da foto: Thales Rangel

Nos dias 05, 06 e 07 de dezembro, quarta, quinta e sexta, acontecem as apresentações do décimo terceiro espetáculo da MOSTRA DE TEATRO DAD 2018 — DAD 60 ANOS. “Cura” é o trabalho de Saulo Almeida para a disciplina Estágio de Atuação do DAD—IA/UFRGS. A MOSTRA DE TEATRO DAD 2018 comemora os sessenta anos de atividades do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da UFRGS, principal escola de nível superior de Artes Cênicas do Rio Grande do Sul.

Sinopse: Seja profundo o suficiente para que algo aconteça. Viajo à noite, no escuro, com os olhos abertos para ver, para crer no que há no fundo do mar, nas águas do inconsciente. Aceito meu corpo doente. Creio que sofro do fígado. Eis aí uma crença que Dostoievski me deu. Voltemos ao risco gerado pela busca — Viagem Noturna Submarina. O herói morre no ocidente. A última frase carrega todo o sentido do mundo. Viaja pelas profundezas. Águas profundas, símbolos antigos. Renasce no oriente.

Ficha técnica resumida
Direção: Mayura Matos
Atuação: Saulo Almeida
Dramaturgia: Saulo Almeida e Mayura Matos
Orientação: professora Celina Alcântara
Colaborações artísticas: Nelly Coelho e Hugo Lima

Painel de Licenciatura
Data e horário: 13 de novembro, terça, a partir das 13h30
Local: Sala Alziro Azevedo (Av. Salgado Filho, 340 — Centro Histórico, Porto Alegre)
Organização: Professor Mesac Silveira
Ingresso: entrada franca

O Painel de Licenciatura é um espaço e um tempo dedicados a uma forma de celebração muito singular e instigante. É singular e instigante porque se destaca do tempo e espaço comuns e cotidianos para evidenciar, num evento único e intenso, o conhecimento e a paixão, a pesquisa e o afeto, a escrita e a vida, a criação cênica e a pedagogia. Todos esses elementos se mesclam e se amalgamam no Painel de Licenciatura, expondo a toda a comunidade os Trabalhos de Conclusão de Curso das licenciandas e licenciandos em teatro do DAD, transformando esse encontro num grande momento de festa e estudo.

Coordenador do Painel: Prof. Mesac Roberto Silveira Jr.

Aluna pesquisadora: Bruna Klein
Orientadora: Profa. Dra. Vera Lúcia Bertoni dos Santos
Resumo da pesquisa: este trabalho de conclusão de curso busca outras formas de pensar a educação e o teatro, busca uma forma de criar na sala de aula de teatro uma Zona Autônoma Temporária. Um espaço de autonomia e liberdade que permita o surgimento de tudo aquilo que na maior parte do tempo é reprimido e apagado. Um espaço onde a própria liberdade é o mote para a criação artística, e de novas formas de viver e conviver.

Aluna pesquisadora: Cátia Weiler
Orientadora: Profa. Dra. Vera Lúcia Bertoni dos Santos
Resumo da pesquisa: o trabalho apresenta pequenos contos inspirados em momentos da trajetória pessoal da autora, relacionados à prática pedagógica em espaços de educação não-formal, refletidos teoricamente a partir de referenciais da Pedagogia do Teatro.

Aluno pesquisador: Lauro Fagundes
Orientadora: Profa. Dra. Vera Lúcia Bertoni dos Santos
Resumo da pesquisa: “Em busca de um Ator Anfitrião – uma perspectiva festiva de atuação” é pesquisa que se apoia no termo “Anfitrião” para pensar caminhos da atuação e formação na cena contemporânea, considerando experiências cênicas de atuação do autor em diálogo com referências teóricas do teatro e das humanidades. Em tempos de desejo de encontro, o ator compõe seu jogo relacional em dinâmicas onde torna-se necessário reconhecer a alteridade, aceitar o conflito, ter jogo de cintura e abertura para o erro: expor fragilidades como possibilidades de interlocução.

Aluna pesquisadora: Carolina Pohlmann de Oliveira
Orientador: Prof. Dr. Mesac Roberto Silveira Jr.
Resumo da pesquisa: “Ode ao Silêncio” é trabalho performático-poético que busca produzir reflexões sobre o silêncio e suas formas. Em tempos de censura, o silêncio pode ser um espaço crítico?

Aluna pesquisadora: Nathalia Lisboa
Orientadora: Profa. Dra. Adriana Jorgge
Resumo da pesquisa: a pesquisa produz relfexão sobre trabalho docente desenvolvido no Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS.

Aluno pesquisador: Rodrigo Sacco Teixeira
Orientadora: Profa. Dra. Adriana Jorgge
Resumo da pesquisa: o trabalho de conclusão de curso intitulado “O teatro vivido por gente vivida: memórias a partir do áudio-drama” aborda uma experiência teatral de criação de episódios áudio-dramáticos com idosos moradores do Residencial para Terceira Idade Donatila. A pesquisa é apoiada nos autores Ecléa Bosi, Augusto Boal, Jean Claude Kaufmann e Mirna Spritzer.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *