Exposição Coletiva “Desenhos de Sal em Variações Photogenicas” permanece aberta para visitação até 28/10 na Casa de Cultura Mário Quintana. Entrada franca.



Evento: Exposição Coletiva “Desenhos de Sal em Variações Photogenicas”
Organização: Andréa Brächer
Visitação: de 06 a 28 de outubro, das 9h às 21h, de terça a sexta, e das 12h às 21h, aos sábados e domingos
Local: 3º andar, ala leste, da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 — Centro Histórico, Porto Alegre, RS)
Imagens: cedidas pelos artistas

Permanece aberta até 28 de outubro na Casa de Cultura Mário Quintana a exposição “Desenhos de Sal em Variações Photogenicas”, com obras do Grupo de Estudos em Processos Fotográficos Históricos e Alternativos — Lumen (Instituto de Artes/FABICO/UFRGS). A entrada é gratuita.

Participam da exposição as professoras de fotografia e pesquisadoras Andréa Brächer (coordenadora do Grupo e curadora da exposição) do Instituto de Artes/UFRGS, Sandra M L P Gonçalves (coordenadora adjunta do projeto de extensão) da FABICO/UFRGS. Além das professoras contam com a mestranda do PPGAV/UFRGS e fotógrafa Dani Remião, Jussara Moreira (Câmera Viajante), e a convidada deste ano, a docente Myra Gonçalves (FEEVALE). Entre os alunos graduandos da UFRGS: Bárbara Sanguin Silva, Camila Soares, Clarissa Ferreira, Fernando Ferreira, Giovane Farias, Gisele Endres, Larissa Carine Mesquita, Marcelo Ripoll e Yasmin Athaydes Silva.

Os trabalhos apresentados foram desenvolvidos com a técnica Photogenic Drawing ou Desenho Fotogênico. O Grupo Lumen é um Projeto de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Aberto a acolher alunos interessados em técnicas históricas e alternativas fotográficas e sua prática, desenvolve-se através de encontros semanais onde praticam-se processos de produção de imagens muitas vezes desconhecidos da comunidade acadêmica e também do público externo. Em sua terceira edição/ano de realização, elegeu-se o processo conhecido como Photogenic Drawing ou Desenho Fotogênico para os estudos experimentais de 2018. Desenvolvido por William Henry Fox Talbot, o Photogenic Drawing ou Desenho Fotogênico (1839, Inglaterra) foi o processo rival ao Daguerreótipo, de Louis Jacques Mandé Daguerre (1839, França).

A mostra é organizada pela professora Andréa Brächer do Instituto de Artes da UFRGS e pelo Grupo Lumen, com apoio da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS.

Obra de Andréa Brächer

Obra de Dani Remião


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *