Masterclasses de Edu Ribeiro, Nelson Faria e Gilson Peranzzetta acontecem de 09 a 11/11 na Sala Qorpo Santo e no IA/UFRGS. Inscrições gratuitas.



Evento: Masterclasses gratuitas de Edu Ribeiro, Nelson Faria e Gilson Peranzzetta
Promoção: POA JAZZ FESTIVAL e Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS
Programação:
09 de novembro, sexta, das 16 às 18h: masterclass de bateria com o baterista e compositor Edu Ribeiro. Local: Sala Qorpo Santo (Av. Paulo Gama, 110 — Campus Central da UFRGS, ao lado da Sala Redenção)
10 de novembro, sábado, das 16 às 18h: masterclass de improvisação com o violonista e compositor Nelson Faria. Local: Sala Qorpo Santo (Av. Paulo Gama, 110 — Campus Central da UFRGS, ao lado da Sala Redenção)
11 de novembro, domingo, das 10 às 12h: masterclass de arranjo com o pianista, compositor e arranjador Gilson Peranzzetta. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar)
Inscrições: gratuitas, feitas exclusivamente pelo site da Extensão em Música do IA/UFRGS, no endereço a seguir: https://www.ufrgs.br/institutodeartes/index.php/extensao/musica/inscricoes-em-cursos-eventuais/
Prazos para as inscrições: masterclass de Edu Ribeiro, até 08/11; masterclass de Nelson Faria, até 09/11; masterclass de Gilson Peranzzetta, até 11/11

Três grandes nomes da música brasileira realizam masterclasses em Porto Alegre em novembro: o baterista e compositor Edu Ribeiro, o violonista e compositor Nelson Faria e o pianista, compositor e arranjador Gilson Peranzzetta. Os três participam da edição do POA JAZZ FESTIVAL. As master classes têm inscrições gratuitas (ver informações acima). Abaixo, currículo dos três músicos.

Edu Ribeiro nasceu em Florianópolis, no dia 13 de janeiro de 1975. Autodidata, aprendeu a tocar bateria aos 8 anos de idade, e aos 11 anos já se apresentava com a banda de baile de sua família, a Stagium10. Cursou Música Popular na Unicamp, e nesse período fundou o Trio Água, junto com Chico Saraiva e José Nigro. Com Fabio Torres (piano) e Paulo Paulelli (baixo), formou o Trio Corrente em 2002. Desde seu início, o Trio vem criando uma música original, interpretando de forma única os clássicos do choro e da MPB, além de composições próprias. Apresentou-se nos principais teatros e festivais do mundo, como o Festival de Jazz de Montreux, o Festival de Jazz de Skopje, o Blue Note de Tóquio e o Olympia de Paris.

Um dos mais importantes músicos brasileiros, Nelson Faria tem em sua bagagem musical doze CDs gravados, oito livros editados (dois deles foram publicados nos EUA, no Japão e na Itália), um DVD com o grupo NOSSO TRIO e a vídeo aula “Toques de Mestre”, além da participação como músico, arranjador ou produtor em mais de 200 álbuns de artistas nacionais e internacionais. Junto com a conceituada fábrica de instrumentos musicais CONDOR, Faria desenvolveu o modelo JNF-1, guitarra que vem com sua assinatura e tem sido apontada pela mídia especializada como um dos melhores instrumentos na relação custo benefício do mercado nacional. Atualmente, Nelson Faria atua como professor na Universidades de Örebro na Suécia, além de trabalhar ao lado das mais importantes Bigbands da Europa e dos EUA como arranjador e solista convidado.

Gilson Peranzzetta nasceu em uma família de músicos. Aos nove anos de idade, começou a estudar acordeon, decidindo-se, um ano depois, pelo piano. Aos 15 anos de idade, começou a compor. Cursou a Escola Nacional de Música e o Conservatório Brasileiro de Música. Aperfeiçoou seus estudos com as professoras Vilma Graça e Sonia Maria Vieira. Iniciou sua carreira profissional em 1964, acompanhando diversos artistas como Simone, Fátima Guedes, Gal Costa, Elizeth Cardoso, Gonzaguinha, Joanna, Edu Lobo e Ivan Lins, com quem atuou também, durante 10 anos, como arranjador, diretor musical e produtor musical. Atualmente, o maestro Gilson Peranzzetta realiza concertos com diversas formações instrumentais: solo, trio popular (com o baixista Luiz Alves e o baterista João Cortez), duo (com Mauro Senise — o duo possui três CDs lançados em 18 anos de parceria), trio erudito (com o saxofonista e flautista Mauro Senise e o violoncelista David Chew) e concertos como solista convidado de orquestras. Peranzzetta ministra workshops de interpretação, arranjo e composição por todo o Brasil.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *