Encontro Internacional Pure Print apresenta exposição de gravuras “Convergência de Águas: Pure Print Porto Alegre” e conferências com artistas a partir do dia 06/11, no IA/UFRGS. Entrada franca.



Evento: Encontro Internacional Pure Print em Porto Alegre

PROGRAMAÇÃO
EXPOSIÇÃO

Exposição de gravuras “Convergência de Águas: Pure Print Porto Alegre”
Curadoria: Maristela Salvatori
Abertura: 06 de novembro, terça, às 19h
Visitação: até 29/11, de segunda a sexta, das 10 às 18h (no feriado do dia 15/11 a exposição não abre)
Local: Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, segundo andar — Centro Histórico, Porto Alegre)
Informações: com a equipe da Pinacoteca, pelo telefone 33084302 ou pelo e-mail iapin@ufrgs.br
Imagens: cedidas pelas artistas
Ingresso: entrada franca

CONFERÊNCIAS
06 de novembro, terça
17h: conferências “Maria Lucia Cattani e seus livros”, com Paulo Silveira (PPGAV-IA/UFRGS), e “Pure Print: PORTOS.TEMPO DA GRAVURA”, com Graciela Machado (Faculdade de Belas Artes da Universidade de Porto, Portugal)

07 de novembro, quarta
17h: conferências “Colectivo [recolectoras] PURE PRINT Madrid. Book Art Edition 2017, com Marta Aguilar (Faculdade de Belas Artes da Universidade Complutense de Madrid, Espanha), e “Experiences in non-toxic printmaking in Palermo/Alcune esperienze di incisione sostenibile a Palermo”, com Francesca Genna (Academia de Belas Artes de Palermo, Itália)

Local das conferências: Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, segundo andar — Centro Histórico, Porto Alegre)
Ingresso para as conferências: entrada franca

Abre no dia 06 de novembro, terça-feira, na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes da UFRGS, o Encontro Internacional Pure Print, que inclui conferências com artistas professores e exposição de gravuras “Convergência de Águas: Pure Print Porto Alegre”. Às 17h, após a abertura oficial do Encontro Internacional Pure Print Porto Alegre – Brasil, feita pela Diretora do Instituto de Artes da UFRGS, professora Lucia Carpena, e pelo Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do IA/UFRGS, professor Paulo Silveira, acontecem as conferências “Maria Lucia Cattani e seus livros”, com Paulo Silveira (IA/UFRGS), e “Pure Print: PORTOS. TEMPO DA GRAVURA”, com Graciela Machado (Portugal).

Às 19h do dia 06/11, acontece a abertura da exposição de gravuras “Convergência de Águas: Pure Print Porto Alegre”, que reúne obras de Andréia Oliveira, Bernadette Panek, Carmen Hidalgo de Cisneros, Eva Filgueras, Francesca Genna, Graciela Machado, Helena Kanaan, Márcia Sousa, Maristela Salvatori, Marta Aguilar, Mónica Oliva, Paula Almozara, Sandra Favero e Colectivo [recolectoras]. A exposição apresenta livros de artista, gravuras, impressões digitais, fotografias e vídeos e tem curadoria de Maristela Salvatori, artista visual e professora do PPGAV-IA/UFRGS.

No dia 07/11, quarta-feira, na Pinacoteca, a partir das 17h, ocorrerão as conferências “Colectivo [recolectoras], PURE PRINT Madrid. Book Art Edition 2017”, com Marta Aguilar (Espanha) e “Experiences in non-toxic printmaking in Palermo/Alcune esperienze di incisione sostenibile a Palermo”, com Francesca Genna (Itália).

O Encontro Internacional Pure Print em Porto Alegre (http://pureprint.fba.up.pt/pure-print-brasil/) dá seguimento a encontros já ocorridos nas cidades do Porto e de Madrid (http://pureprint.fba.up.pt/, http://pureprint.fba.up.pt/2015/ e https://www.ucm.es/encuentros/pure-print-madrid-2017), e promove intercâmbio internacional de pesquisadores e estudantes vinculados à área da gravura em busca do desenvolvimento de um projeto editorial conjunto.

Os eventos têm entrada franca, apoio da CAPES, do CNPq, das Pró-Reitorias de Pesquisa e Extensão da UFRGS, da Universidade Complutense de Madrid, da Universidade do Porto e do Núcleo de Investigação em Desenho do I2ADS, do Goethe Institut Porto Alegre, do Atelier das Massas e do Studio Z e são promovidos pelo Grupo de Pesquisa Expressões do Múltiplo PPGAV/IA/UFRGS – CNPq.

As conferências poderão, mediante demanda, gerar certificado. A exposição permanece aberta ao público até dia 29 de novembro de 2018, com visitação das 10 às 18h, de segunda a sexta (exceto no feriado de 15 de novembro).


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *