Abertas as inscrições ao processo seletivo para a primeira turma da Especialização em Práticas Curatoriais – Pós-Graduação Lato Senso.



De 02 de janeiro a 22 de fevereiro estão abertas as inscrições para a primeira turma do curso de especialização lato sensu em Práticas Curatoriais do Instituto de Artes da UFRGS.

 

Sobre o curso

A curadoria tornou-se um campo de atuação profissional em amplo crescimento e diversificação nas últimas décadas, assumindo importância e protagonismo na área de Artes Visuais e também em outros segmentos da produção cultural e científica.

Como uma atividade que envolve pesquisa, produção de conhecimento e mediação de experiências, atualmente é fundamental para o desenvolvimento da trajetória e da carreira de artistas; para o mapeamento de novas manifestações culturais e artísticas; e para a apreciação da arte pelos públicos.

 

Essa importância adquirida pela curadoria acompanha a expansão e diversificação das instituições públicas e privadas ligadas ao campo da cultura — como museus, centros culturais, bienais, feiras, galerias, festivais, espaços autônomos e autogerenciados, entre outros —, as quais passam também a demandar recursos humanos capacitados para a atuação em diferentes frentes, sendo a função e a atividade curatorial cada vez mais necessárias e requisitadas.

 

Nesse contexto, torna-se fundamental uma formação específica relacionada à concepção, ao planejamento, à produção e à gestão de exposições e outras modalidades de exibição pública da produção artística. Uma formação em curadoria que prepare e forme profissionais habilitados a atuar nas mais diversas instâncias que a atividade assume no meio cultural.

 

O curso de especialização lato sensu “Práticas Curatoriais”, vinculado ao Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS, propõe uma formação específica em curadoria, a partir de uma base multi e transdisciplinar de conhecimentos e habilidades necessários ao desempenho qualificado na atividade curatorial. Com um programa que se insere em um horizonte histórico, a especialização se volta à prática e à teoria, avançando em torno de dois eixos centrais: os estudos curatoriais e o desenvolvimento de projetos de curadoria.

 

Assim, o Curso de Pós-Graduação “Práticas Curatoriais” surge para qualificar a formação tanto dos que já atuam na área e buscam adensamento teórico e contato com metodologias de prática e pesquisa curatorial, quanto para aqueles que desejam iniciar sua trajetória de estudo e atividade profissional a partir de uma formação especializada em curadoria.

 

Estrutura do curso

A especialização em Práticas Curatoriais está organizada em três módulos, totalizando 390 horas/aula. Os encontros serão presenciais e ocorrerão de forma concentrada nas sextas-feiras, tarde e noite, e sábados pela manhã dos dois primeiros módulos.

 

Corpo Docente:

 

Ana Maria Albani de Carvalho – Coordenadora

Bruna Fetter – vice-coordenadora

Camila Monteiro Schenkel

Eduardo Veras

Fernanda Albuquerque

Francisco Dalcol

Marina Câmara

Nara Cristina Santos

Sandro Ka

 

Processo seletivo

 

Cronograma

Inscrições abertas: 02/jan a 22/fev/2019

Processo seletivo: 25/fev a 07/mar/2019

Divulgação dos aprovados: 08 / mar/2019

Matrículas: 11 a 18/mar/2019

Início das aulas: 22/mar/2019

 

Público-alvo:

Profissionais com graduação em Artes Visuais, História da Arte, Artes Integradas, Cinema, Literatura, Arquitetura, Design, Museologia, Comunicação, Educação, Filosofia, Ciências Sociais ou áreas do conhecimento afins.

 

Orientações para processo seletivo

Pessoas interessadas em participar do processo seletivo deverão:

  • preencher formulário de inscrição disponível no site do curso;
  • enviar a seguinte documentação com o título “INSCRIÇAO PROCESSO SELETIVO” para o e-mail praticascuratoriais@ufrgs.br:
    • Diploma de Graduação em Ensino Superior ou documento da instituição onde consta que o candidato é formando, com data da previsão da colação de grau (em caso de aprovação, somente o diploma de graduação será válido para a matrícula);
    • Cópia do RG e CPF;
    • Comprovante de Residência;
    • Curriculum vitae com foto ou currículo lattes do CNPq;
    • Carta de motivação (máximo 2 páginas);
    • Em caso de estrangeiros: deverá ser apresentado visto de regularidade no país, fornecido pela Polícia Federal.

 

Observação: A inscrição no processo seletivo é gratuita. Somente será considerado inscrita a candidata ou candidato que enviar a documentação completa. Uma confirmação da inscrição será enviada por e-mail.

 

Seleção

O processo seletivo será constituído por:

  • Currículo;
  • Carta de motivação;
  • Entrevista (se necessário).

 

Investimento

  • Taxa de matrícula: R$ 300,00
  • Valor do curso: 18 parcelas de R$ 550,00

 

Contato

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Instituto de Artes

Rua Senhor dos Passos, 248

90020-180  Centro – Porto Alegre/RS

Secretaria: sala 402B – 4o pavimento

Contato: Paula Serpa

Horário de atendimento: 8h30 às 16h

 

Telefone: + 55 51 3308.4338

E-mail: praticascuratoriais@ufrgs.br

Site: https://www.ufrgs.br/praticascuratoriais/

Facebook: https://www.facebook.com/praticascuratoriaisUFRGS/


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *