Exposição Techne permanece até 12/7 na Pinacoteca Aldo Locatelli. Entrada franca.



Evento: Exposição Techne
Curadoria: Sandra Becker e Elaine Tedesco
Promoção: Laboratório de Imagem e Tecnologia do Departamento de Artes Visuais do IA/UFRGS e Verein Berliner Künstler
Abertura: 28 de maio, terça, às 18h
Visitação: de 29 de maio a 12 de julho
Local: Pinacoteca Aldo Locatelli (Praça Montevidéo, 10 — Centro Histórico, Porto Alegre)
Classificação indicativa: livre
Ingresso: entrada franca

Imagens das obras: cedidas pelos artistas

No dia 28 de maio, terça, às 18h, acontece na Pinacoteca Aldo Locatelli a abertura da exposição Techne, que visa discutir e promover a fusão da arte com a técnica, disciplinas que foram pioneiras no desenvolvimento histórico da tecnologia. Techne consiste em duas exposições: a da Pinacoteca Aldo Locatelli, em Porto Alegre, e outra na sede da Verein Berliner Künstler, associação berlinense de artistas. As duas mostras acontecem concomitantemente e apresentam obras de membros da associação Verein Berliner Künstler e resultados parciais de pesquisas recentes desenvolvidas por professores, alunos e egressos do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do IA/UFRGS. Ao todo, vinte e seis artistas participam da exposição Techne em Porto Alegre.

A mostra Techne aborda questões logarítmicas e dedica-se à relação de técnicas artesanais e processos de produção computacionais. O título da mostra refere-se diretamente ao conceito grego “techné” como um saber que irrompe de um fazer. Resultante de procedimentos, é o conhecimento que se forma na presença, não ficando restrito ao mero entendimento de operações técnicas e tecnológicas. Lembramos da techné que se desenvolve nas interfaces eletrônicas e permeia os intercâmbios e suas expertises presentes nas formas de comunicação atual, também favorecendo a aproximação e a circulação de artistas e suas proposições.

Techne tem curadoria de Sandra Becker e de Elaine Tedesco. Participam da exposição em Porto Alegre os seguintes artistas: Tula Anagnostopoulos, Tetê Barachini, Sandra Becker, Catherine Bourdon, Luciane Bucksdricker, Marina Camargo, David Dibiah, Burghild Eichheim, Monika Funke Stern, Viviane Gueller, Margret Holz, Rosika Jankó-Glage, Susanne Kessler, Simone Kornfeld, Ana Michaelis, Franziska Rutishauser, Bernadette Schroeger, Samy Sfoggia, Andrea Sunder-Plassmann & Sigi Torinus, Daniela Távora, Elaine Tedesco, Amanda Teixeira, Marion Velasco, Gerard Waskievitz e Ila Wingen.


Comments are closed.