Exposição que comemora os cinco anos do Núcleo de Arte Impressa do IA/UFRGS permanece até 25/10 na Pinacoteca do IA/UFRGS. Entrada franca.



Evento: abertura da exposição NAI 5 anos
Curadoria: Helena Kanaan, professora do Departamento de Artes Visuais do IA/UFRGS
Abertura da exposição: 03 de outubro, quinta, às 18h
Visitação: até 25/10, de segunda a sexta, das 10 às 18h
Local: Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, segundo andar — Centro Histórico, Porto Alegre)
Ingresso: entrada franca (visitantes precisam apresentar documento de identificação com foto na portaria do prédio do Instituto de Artes da UFRGS)

Fotos: cedidas pelos artistas

NAI 5 anos, exposição que comemora os cinco anos de atividades do Núcleo de Arte Impressa do IA/UFRGS (NAI-IA/UFRGS), abre no dia 03 de outubro, terça-feira, e permanece até 25 do mesmo mês na Pinacoteca do Instituto de Artes da UFRGS. A mostra é retrospectiva, mas inclui também obras inéditas criadas especialmente para ela. Estarão reunidos na abertura da exposição alunos, ex-alunos e profissionais que já passaram pelo NAI-IA/UFRGS, que participaram das práticas e reflexões realizadas pelo grupo e levaram os projetos desenvolvidos pelo núcleo para suas universidades na forma de cursos, palestras e de criação de Arte Impressa.

O NAI — Núcleo de Arte Impressa do Instituto de Artes UFRGS é um grupo de Extensão e Pesquisa composto por alunos, ex-alunos e comunidade, que realiza pesquisas e atividades relacionadas à gravura contemporânea. Em 2019, o NAI comemora cinco anos de existência com uma série de eventos e ações, dentre as quais destacam-se a exposição NAI 5 anos, a organização da Feira Gráfica NAI, feira de arte impressa que acontece no dia 28 de setembro e conta com convidados externos e é aberta à comunidade o Curso de Carimbo, com ministrante convidada da UFPel, e a participação do núcleo no Projeto Grafite de Giz, no Centro Cultural da UFRGS, colaborando com outros grupos de pesquisa e extensão do Instituto de Artes (novembro). Além disso, acontece em novembro o lançamento do Livreto 5 anos do NAI, publicação que registra um pouco dos fazeres do NAI-IA/UFRGS. Estes eventos, cursos e participações foram realizados com a propósito de desenvolver conhecimentos no âmbito da Arte Impressa e da Gravura Contemporânea, compartilhando-os com outros indivíduos interessados e oferecendo assim um maior acesso do público à arte impressa.

Artistas participantes da exposição NAI 5 anos: Augustina Wischnvetzky, Amanda Charão, Ana Alice Tadeo, Andréa Moreira, Ário Gonçalves, Arnaldo Drummond, Bruno Tamboreno, Camila Pereira, Caroline Veilson, Dom Diego, Gustavo Reginato, Jorge Rico, Juliana Graça, Lau Bittencourt, Luiza Reginatto, Marcelo Bordignon, Maria Ana Eimerich, Maria Galant, Nathália Feldens, Rafael Muniz Espíndola, Sara Winckelman, Taila Idzi e Veronica Lucentini. Artistas convidados: Alicia Candiani, Alexandra Eckert, Danilo Perillo, Maria do Carmo Veneroso, Maristela Salvatori, Marta Facco e Micaela Trocello.

 

Obra de Andrea Moreira.

Obra de Amanda Charão.

Obra de Ario Gonçalves.

Obra de Laura Bittencourt.


Comments are closed.