Vídeo “As Moças” abre em 28/1, às 20h, no YouTube, o Projeto de Extensão “Palavra e Sensibilidade: Leituras Cênicas de contos de Jane Tutikian em ambiente virtual”



Evento: As Moças, vídeo de estreia do Projeto de Extensão Palavra e Sensibilidade: Leituras Cênicas de contos de Jane Tutikian em ambiente virtual
Local: no Canal do YouTube Palavra e Sensibilidade, através do link: https://youtu.be/OwQiQFz6iIs
Data: quinta-feira, 28 de janeiro de 2021
Horário: 20 horas

Foto: extraída do vídeo As Moças, dirigido por Elisa Lucas

O Instituto de Artes da UFRGS estreia no dia 28 de janeiro, às 20 horas, o Projeto de Extensão Palavra e Sensibilidade: Leituras Cênicas de contos de Jane Tutikian em ambiente virtual com o episódio As Moças sendo transmitido pelo Canal do YouTube (ver o endereço logo acima).

Os contos escolhidos, apresentados em vídeos, ressaltam questões do feminino presentes na obra da escritora gaúcha e professora do Instituto de Letras da UFRGS, Jane Tutikian, como cotidiano e relações, solidão, saudade, memória, intimidade, melancolia, ânsia de vida, força, fragilidade e poesia. O primeiro episódio, intitulado As Moças, trata da história de Dona Maria e suas vizinhas, que, com carinho e ternura, se apegam a três moças vindas do interior e se propõem a cuidar delas.

O conto As Moças foi publicado originalmente na obra A Rua dos Secretos Amores (WS Editor, 2002), e depois na antologia Coisa Viva (Território Das Artes, 2011), comemorativa aos 30 anos de literatura da autora. O texto foi adaptado por Elisa Lucas e Israel de Castro Fritsch, jornalista, doutorando em Letras e graduando em Teatro na UFRGS.

Em As Moças, Elisa, que também assina a direção, interpreta catorze personagens, com participação especial de Jurema Martins Lucas. O episódio foi todo gravado na casa de Elisa, editado por Alexandre Alves, técnico do IA/UFRGS, e teve consultoria de José Carlos de Azevedo e Adriana Emerin Borges. Também colaboraram remotamente: Nilton Filho, Hyro Mattos, Rafael Clain Martins, Ernesto Jorge Costa Martins e Renato Pereira Lopes.

O Projeto de Extensão Palavra e Sensibilidade: Leituras Cênicas de contos de Jane Tutikian em ambiente virtual, coordenado por Elisa Lucas, atriz e diretora de Artes Cênicas do IA/UFRGS, procura ampliar a oferta de produção cênica enquanto os teatros permanecerem fechados, promover o diálogo entre leitura cênica e ferramentas audiovisuais, experimentar novos formatos de criação artística em diálogo com a Literatura, divulgar a Leitura Cênica em ambiente virtual e a literatura de autoria feminina.


Comments are closed.