Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do IA/UFRGS realiza o seminário “Poéticas no contágio” de 11/6 a 16/7.



Seminário Poéticas no contágio
Inscrição via formulário: https://tinyurl.com/3ucyfdc9

A série de conversas Poéticas no contágio, organizada por um grupo de pesquisadores do PPGAV-IA UFRGS, acontece entre 11/06 e 16/07, toda sexta-feira, 16h ou 17h.

Poéticas no contágio busca o compartilhamento de processos coletivos e grupais de produção estética (artes, processualidades artísticas, modos de expressão, performances, ações, etc.), pensando o contágio como forma de relação, conexão, presença. Partindo de uma crítica ao individualismo próprio do capitalismo patriarcal meritocrático de nossos dias, e analisando os processos de exaustão que isso implica, podemos pensar de que forma a atenção à grupalidade ou a práticas e poéticas de contágio inauguram outras possibilidades de vida, de relação e de criação e afirmam outras epistemologias (pós-coloniais e antirracistas). Observando as ações coletivas, podemos perceber como processos estéticos são constitutivos de uma multiplicidade ao desdobrar o “eu” em uns, muitos, múltiplos.

As conversas estão abertas ao público do PPG em Artes, graduação de quaisquer áreas, comunidade acadêmica e demais interessados. A programação completa do seminário está na terceira imagem abaixo. 

Com: Coletivo Contrafilé (Joana Mussi e Cibele Lucena, artistas e educadoras), Beatriz Lemos (curadora, organiza a plataforma Lastro, curadora adjunta do MAM-RJ), Lapso – Laboratório de Arte e Psicologia Social (Grupo de pesquisa da UFPEL), Ana Goldenstein (artista da performance, psicanalista, Companhia Teatral Ueinzz, SP), Henrique Parra e Alana Moraes (Pimentalab/Unifesp e Tramadora), Newton Goto (artista e ativista cultural, pesquisador e doutorando no PPGAV-IA/UFRGS).


Comments are closed.