14/10, 21h: estreia do vídeo “As Contradições de Eva”, atividade do projeto “Palavra e Sensibilidade: Leituras Cênicas de contos de Jane Tutikian em ambiente virtual” do IA/UFRGS



Intitulado Palavra e Sensibilidade: Leituras Cênicas de contos de Jane Tutikian em ambiente virtual, o projeto de Extensão do Núcleo de Comunicação e Cultura do Instituto de Artes da UFRGS estreia seu segundo vídeo no dia 14 de outubro, quinta-feira, às 21 horas, no canal homônimo do YouTube (https://youtu.be/aCKOK3jh6KU). Trata-se da adaptação do conto Contradições de Eva, publicado originalmente na obra A Rua dos Secretos Amores (WS Editor, 2002). Palavra e Sensibilidade é uma criação da atriz e diretora de Artes Cênicas do Instituto de Artes da UFRGS, Elisa Lucas.

A adaptação é assinada por Elisa e Israel de Castro Fritsch, jornalista, doutorando em Estudos Literários e graduando em Teatro, bolsista do projeto. A edição é de Alexandre Alves, técnico do Instituto de Artes. A novidade deste vídeo é a trilha sonora original, criada pelo músico e professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Alexandre Fritzen da Rocha.

O vídeo As Contradições de Eva mostra os delírios de uma dona de casa quando, a partir de um bilhete de amor encontrado no chão, passa a desconfiar que é traída pelo marido. Eva imagina uma realidade paralela a partir de sua dúvida, na qual aparecem questionamentos relacionados à vida a dois, autoestima, arrependimento, sonhos abandonados, resquícios de um machismo introjetado nas mulheres e o medo de perder o companheiro. Eva representa uma geração de mulheres que não obteve suporte para levar os sonhos adiante e encontrou no relacionamento a realização de uma vida.

O episódio foi registrado em dois planos: da narradora e de sua criação ficcional. Assim, Elisa Lucas interpreta duas personagens principais, a escritora, quando elabora a história, e Eva, interpretando também outras figuras que aparecem brevemente na trama. O contexto da narradora foi inspirado nas personagens de Pedro Almodóvar; já o plano de Eva remete à estética do cinema mudo.

O novo vídeo é composto por 70 micro cenas, a maioria em preto e branco, produzidas e gravadas com um smartphone entre abril e junho de 2021 e editadas entre julho e setembro de 2021. Todo o material foi captado inteiramente na casa da atriz, em função da pandemia.

O projeto conta ainda com a consultoria de Zeca Azevedo e Adriana Emerin Borges. Também colaboraram Jurema Martins Lucas e Renato Pereira Lopes.

A proposta do projeto nasceu durante a pandemia da COVID-19 e tem relação com a pesquisa de Elisa Lucas Práticas corporais e vocais para potencializar a presença cênica a partir do Processo de criação dramatúrgica atorial. O projeto tornou-se uma alternativa de entretenimento para a contemplação artística, quando teatros e espaços de cultura foram fechados, e reforça o papel social da Universidade de fomentar a arte e estimular possibilidades de produção e consumo cultural, colaborando no incentivo à literatura através dos recursos audiovisuais.

Serviço:
O quê? As Contradições de Eva, vídeo do Projeto de Extensão Palavra e Sensibilidade: Leituras Cênicas de contos de Jane Tutikian em ambiente virtual
Onde? No canal do YouTube Palavra e Sensibilidade, através do link: https://youtu.be/aCKOK3jh6KU
Quando? Quinta Feira, 14 de outubro de 2021 às 21 horas. Após a estreia, o vídeo segue no canal do projeto
Duração: 25 minutos.
Quanto? Atividade gratuita
Fotos: Elisa Lucas

Ficha Técnica:
Vídeo As Contradições de Eva
Da obra de JANE TUTIKIAN
Com: ELISA LUCAS
Adaptação; ELISA LUCAS & ISRAEL DE CASTRO FRITSCH
Direção: ELISA LUCAS
Edição: ALEXANDRE ALVES

Figurino, Cenário & Iluminação: ELISA LUCAS com a colaboração de ALEXANDRE ALVES, ISRAEL DE CASTRO FRITSCH, JUREMA MARTINS LUCAS & RENATO PEREIRA LOPES.
Trilha Sonora Original: ALEXANDRE FRITZEN DA ROCHA
Efeitos Sonoros: ALEXANDRE ALVES E ALEXANDRE FRITZEN DA ROCHA
Divulgação: JOSÉ CARLOS DE AZEVEDO

Realização: O projeto é uma realização do Núcleo de Comunicação e Cultura do Instituto de Artes da UFRGS e da Pró-Reitoria de Extensão (PROREXT) da UFRGS


Comments are closed.