Tempo Tempo, novo curta-metragem de Projeto de Extensão que adapta contos da escritora Jane Tutikian, estreia no YouTube em 21/4, quinta, às 21h.



Evento: Tempo Tempo, vídeo do Projeto de Extensão Palavra e Sensibilidade: Leituras Cênicas de contos de Jane Tutikian em ambiente virtual. Atividade gratuita.
Data e horário de estreia do vídeo: quinta-feira, 21 de abril, às 21 horas. Depois da estreia, o curta-metragem permanece disponível no YouTube.
Local de exibição do vídeo: canal do YouTube do Projeto Palavra e Sensibilidade: https://youtu.be/faeLZXn09vE
Duração do vídeo: 16 minutos e 30 segundos.
Classificação indicativa: 16 anos
Contatos para entrevistas com Elisa Lucas, produtora, diretora e atriz de Tempo Tempo:
fone: 51 985643797
e-mail: elisa.lucas97@gmail.com
Instagram: https://www.instagram.com/elisalucasteatro/
Facebook: https://www.facebook.com/elisalucasteatro

Tempo Tempo é o novo vídeo do Projeto de Extensão Palavra e Sensibilidade: Leituras Cênicas de contos de Jane Tutikian em ambiente virtual, que adapta para a linguagem audiovisual contos da escritora Jane Tutikian, vencedora de prêmios como o Jabuti (1984) e o Prêmio Açorianos Destaque Especial pelo Conjunto de Vida e Obra (2021). A estreia será quinta-feira, 21 de abril, às 21h, no canal do YouTube Palavra e Sensibilidade (https://youtu.be/faeLZXn09vE), em homenagem aos 114 anos de existência do Instituto de Artes da UFRGS, celebrados no dia seguinte. Após a estreia, o curta-metragem ficará disponível no canal, que já soma mais de 1,6 mil visualizações.

Em Tempo Tempo, a atriz Elisa Lucas vive uma mulher de meia-idade e sem nome indicado que, numa noite chuvosa, decide fazer uma ligação telefônica para um ex-amante. Não fica claro, tanto no texto original quanto na adaptação, se o ex-amante existe ou se é fruto da imaginação da mulher. O texto mostra apenas um lado do diálogo, o da mulher. O conto expõe a intimidade de uma pessoa que “venceu na vida”, mas está infeliz e deseja resgatar momentos da juventude. Diferentemente dos dois vídeos anteriores do projeto, que apresentam uma linguagem mais teatral, este curta-metragem tem uma estética mais realista porque se passa durante o tempo da ligação telefônica.

A adaptação foi feita por Elisa Lucas, coordenadora do Projeto de Extensão Palavra e Sensibilidade: Leituras Cênicas de contos de Jane Tutikian em ambiente virtual, em parceria com o roteirista Israel Augusto Moraes de Castro Fritsch. Tempo Tempo foi gravado na casa de Elisa, que aprendeu sobre iluminação cênica caseira, captação e edição de vídeo durante a pandemia, para a realização do projeto. O vídeo foi todo gravado e editado com um smartphone. A trilha sonora original é do músico Alexandre Fritzen da Rocha.

Realizado pelo Núcleo de Comunicação e Cultura do Instituto de Artes da UFRGS, o projeto conta com o apoio técnico de Alexandre Alves para a edição de vídeo e com a consultoria de Zeca Azevedo e de Adriana Emerin Borges.

Ficha técnica de Tempo Tempo
Texto: adaptação de conto de Jane Tutikian feita por Israel Augusto Moraes de Castro Fritsch e Elisa Lucas
Elenco: Elisa Lucas
Direção: Elisa Lucas
Edição: Elisa Lucas e Alexandre Alves
Figurino, cenário, iluminação e captação de imagens: Elisa Lucas, com a colaboração remota de Israel Augusto Moraes de Castro Fritsch.
Música e efeitos sonoros: Alexandre Fritzen da Rocha
Músicas: Passos ao tempo e Recriando a mim, de Alexandre Fritzen da Rocha; Estudo Opus 10, Nº3, de Frédéric Chopin. Intérprete: Alexandre Fritzen da Rocha
Fotos: Israel de Castro Fritsch
Divulgação: José Carlos de Azevedo — Núcleo de Comunicação e Cultura do Instituto de Artes da UFRGS


Comments are closed.