Exposição “Revelações da Natureza”, com obras de Mariana Wartchow, abre em 13/6, segunda, e fica até 5/8 no Espaço Ado Malagoli do IA/UFRGS. Entrada franca.



Evento: exposição Revelações da Natureza, com obras de Mariana Wartchow
Abertura: 13 de junho, segunda-feira
Visitação: de segunda a sexta, das 8h30 às 20h30, até 5 de agosto
Local: Espaço Ado Malagoli do Instituto de Artes da UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, térreo — Centro Histórico, Porto Alegre)
Ingresso: entrada franca
Fotos das obras: Mariana Wartchow

Na próxima segunda-feira, dia 13 de junho, abre no Espaço Ado Malagoli do Instituto de Artes da UFRGS a exposição Revelações da Natureza, com obras da artista Mariana Wartchow, aluna do Departamento de Artes Visuais do IA/UFRGS.

A mostra apresenta trabalhos em Antotipia (impressão efêmera com materiais fotosenssíveis de plantas) sobre papel algodão e uma instalação com peças de cerâmica, na qual foi aplicada a cianotipia (impressão fotográfica com sais de ferro que azulam com a luz). Os dois processos fotográficos antigos, aplicados em materiais distintos, revelam imagens da natureza, fonte de inspiração e matéria-prima para as emulsões. No momento em que são expostas à luz, as Antotipias sofrem a ação deste agente que provoca o apagamento da imagem. Como tudo que é vivo, as imagens das obras estão em transformação constante.

Somos parte da natureza, mesmo às vezes esquecendo disto. Ao voltarmos o olhar e os demais sentidos para sutilezas e qualidades desta, temos a chance de recuperar uma memória profunda e ancestral, muito bem representada por objetos cerâmicos, que acompanham a história humana na Terra.

Com a chegada da pandemia a exposição precisou ser adiada, mas as Antotipias, mesmo que guardadas e protegidas da luz, seguiram sofrendo a ação do tempo e se modificaram. Algumas se apagaram quase que completamente, enquanto outras permanecem mais evidentes.


Comments are closed.