Formulário de solicitação de apoio técnico especializado de direção cênica


AlunoProfessor

Atendimento eventual com Apoio Técnico de Direção Cênica para apresentações públicas, espetáculos e intervenções cênicas.Apoio Técnico de Direção Cênica para traduções de palco, trabalho com texto, aperfeiçoamento da presença de palco dos alunos em situação de apresentação, etc.Atendimento pontual de Orientação Cênica (ida a um ou dois ensaios com realização de observações e orientação sobre aspectos cênicos).Atendimento mensal com Apoio Técnico de Direção Cênica a disciplinas práticas de Graduação do Instituto de Artes da UFRGS que envolvam representações, interpretação de personagens, realização de intervenções cênicas, performances, espetáculos e ou apresentações públicas.

Apoio Técnico Especializado de Direção Cênica para atividades de representação, apresentações públicas, recitais, intervenções cênicas, concertos, espetáculos envolvendo Alunos e Professores do IA/UFRGS nos âmbitos de Graduação e Pós-Graduação. Pedidos deverão ser feitos com 02 meses de antecedência, pois a natureza da atividade envolve pesquisa, estudo, elaboração, planejamento, ensaios e apresentações. A reserva da sala onde ocorrerá o apoio técnico é de responsabilidade do solicitante. Formas de atendimento:

 Atendimento eventual para apresentações públicas, espetáculos e intervenções cênicas (para esse tipo de atividade são necessários no mínimo 05 ensaios em sala prática, além de reuniões com o professor responsável pela atividade para conhecimento, estudo e planejamento da atividade).

Atendimento eventual para traduções de palco, trabalho com texto, aperfeiçoamento da presença de palco dos alunos em situação de apresentação (é preciso uma consulta anterior para verificar o número de encontros necessários).

– Atendimento pontual de Orientação Cênica (ida a um ou dois ensaios com realização de observações e orientação sobre aspectos cênicos).

– Atendimento mensal com Apoio Técnico de Direção Cênica a Disciplinas Práticas de Graduação do IA/UFRGS que envolvam representações, interpretação de personagens, realização de intervenções cênicas, performances, espetáculos e ou apresentações públicas, enfatizando aspectos cênicos e da presença de palco/cênica. A modalidade demanda reuniões prévias de um semestre para outro com o Professor da Disciplina (troca de referenciais para o trabalho, previsão de dias da disciplina, das reuniões periódicas com o professor e das apresentações). O número de disciplinas atendidas por semestre está sujeito à carga horária disponível da servidora.

Diretor de Artes Cênicas

Servidora: Elisa Lucas

Atribuições do cargo (Fonte: Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação da UFRGS, a partir da LEI nº 11.091, de 12 de Janeiro de 2005. Nível de Classificação do Cargo: E):

  • Conceber as cenas;
  • Escolher o elenco e a equipe técnica;
  • Supervisionar a preparação da produção;
  • Distribuir os papéis previamente discriminados.
  • Supervisionar os trabalhos do cenógrafo, figurinista, iluminador, sonoplasta e avaliação das suas concepções artísticas;
  • Dirigir e acompanhar todas as etapas do projeto;
  • Dirigir os ensaios individuais, em subgrupos e gerais;
  • Supervisionar o trabalho de todos os membros da equipe durante a execução do projeto;
  • Estudar a obra a ser representada;
  • Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de dificuldade.