Apoio Técnico Especializado de Direção Cênica para atividades de representação, apresentações públicas, recitais, intervenções cênicas, concertos, espetáculos envolvendo Alunos e Professores do IA/UFRGS nos âmbitos de Graduação e Pós-Graduação. Pedidos deverão ser feitos com 02 meses de antecedência, pois a natureza da atividade envolve pesquisa, estudo, elaboração, planejamento, ensaios e apresentações. A reserva da sala onde ocorrerá o apoio técnico é de responsabilidade do solicitante. Formas de atendimento:
– Atendimento eventual para apresentações públicas, espetáculos e intervenções cênicas (para esse tipo de atividade são necessários no mínimo 05 ensaios em sala prática, além de reuniões com o professor responsável pela atividade para conhecimento, estudo e planejamento da atividade).
– Atendimento eventual para traduções de palco, trabalho com texto, aperfeiçoamento da presença de palco dos alunos em situação de apresentação (é preciso uma consulta anterior para verificar o número de encontros necessários).
– Atendimento pontual de Orientação Cênica (ida a um ou dois ensaios com realização de observações e orientação sobre aspectos cênicos).
– Atendimento mensal com Apoio Técnico de Direção Cênica a Disciplinas Práticas de Graduação do IA/UFRGS que envolvam representações, interpretação de personagens, realização de intervenções cênicas, performances, espetáculos e ou apresentações públicas, enfatizando aspectos cênicos e da presença de palco/cênica. A modalidade demanda reuniões prévias de um semestre para outro com o Professor da Disciplina (troca de referenciais para o trabalho, previsão de dias da disciplina, das reuniões periódicas com o professor e das apresentações). O número de disciplinas atendidas por semestre está sujeito à carga horária disponível da servidora.
Diretor de Artes Cênicas
Servidora: Elisa Lucas
Atribuições do cargo (Fonte: Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação da UFRGS, a partir da LEI nº 11.091, de 12 de Janeiro de 2005. Nível de Classificação do Cargo: E):
- Conceber as cenas;
- Escolher o elenco e a equipe técnica;
- Supervisionar a preparação da produção;
- Distribuir os papéis previamente discriminados.
- Supervisionar os trabalhos do cenógrafo, figurinista, iluminador, sonoplasta e avaliação das suas concepções artísticas;
- Dirigir e acompanhar todas as etapas do projeto;
- Dirigir os ensaios individuais, em subgrupos e gerais;
- Supervisionar o trabalho de todos os membros da equipe durante a execução do projeto;
- Estudar a obra a ser representada;
- Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de dificuldade.
Comentários