Graduação – Bacharelado em Artes Visuais


Bacharelado em Artes Visuais

Perfil do Curso

O Curso de Bacharelado em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi implementado a partir de 2007/1 pela Decisão Nº 115/2006 da Câmara de Graduação que homologou a reforma curricular proposta pelo Instituto de Artes da UFRGS a partir da resolução 01/2003 da Comissão de Graduação de Artes Plásticas que solicitou a transformação do Curso de Graduação em Artes Plásticas, então vigente, no Curso de Graduação em Artes Visuais, compreendendo o Bacharelado em Artes Visuais e a Licenciatura em Artes Visuais atualmente com oferta de vagas distintas no Concurso Vestibular Unificado e com ingresso somente no primeiro semestre, mediante a prova de habilitação específica e o CVU.

A origem do Curso remonta à criação oficial em 1910 com a denominação de Curso de Artes Plásticas tendo obtido reconhecimento federal em 20 de maio de 1941, através do Decreto Nº. 7197. Em 1973 sua grade curricular foi atualizada atendendo às solicitações da Lei de Regulamentação de 1968 que combinada com a Lei de 1971 definiu um Currículo Mínimo Obrigatório como componente da grade curricular dos cursos superiores.

Com a LDB de 20 de dezembro de 1996 os cursos superiores passaram a ser regulamentados pelas Diretrizes Curriculares dos Cursos Superiores, DCN. Com esta regulamentação as Artes Plásticas passam a classificar-se na área de conhecimento denominada Área de Artes Visuais, abrangendo as transformações técnicas e tecnológicas que definem a área na atualidade.

O desenho curricular do Curso de Bacharelado em Artes Visuais justifica-se frente as DCN dos Cursos de Graduação em Artes Visuais aprovadas pela Resolução do CNE/CES Nº. 1 de 16 de janeiro de 2009, construindo o Bacharelado em interlocução com a Licenciatura em Artes Visuais e concebendo a graduação como “uma etapa de formação inicial no processo contínuo de educação permanente” (CNE/CES 0146/2002, p.4) em que busca estimular a prática de estudos independentes rumo a uma progressiva autonomia profissional e intelectual do aluno encorajando o reconhecimento de conhecimentos, habilidades e competências adquiridas fora do ambiente escolar, inclusive as que se referem à experiência profissional relevante para a área de formação. A organização curricular do curso é mista, constituindo-se de um modo seriado e também por créditos caracterizando uma estrutura modular que promove a flexibilização do currículo. O ingresso é feito em duas etapas, primeiro através de uma prova de habilitação específica que funciona como um mecanismo de nivelamento em relação à alfabetização artística, e, posteriormente através do Concurso Vestibular. São oferecidas 44 vagas com ingresso único no primeiro semestre letivo.

Atividades do Curso

O Curso de Graduação em Artes Visuais da UFRGS está constituído como Bacharelado em Artes Visuais e Licenciatura em Artes Visuais com ingresso separado no Concurso Vestibular da Instituição. O Curso de Bacharelado em Artes Visuais tem um ingresso único no primeiro semestre letivo mediante o oferecimento de 44 vagas anuais. Para ingressar no curso o candidato passa por uma prova de habilitação específica que funciona como um mecanismo de nivelamento com relação à alfabetização artística e posteriormente realiza as provas de conhecimento do Concurso Vestibular que atende a todas as áreas da Universidade. O calendário acadêmico do Curso segue o calendário acadêmico da universidade, o qual é definido em seus Conselhos Superiores (CEPE e CONSUN) e publicado na página da UFRGS no mês anterior ao início do ano acadêmico.

O Curso de Bacharelado em Artes Visuais tem por objetivo formar o artista visual numa constante interlocução com a contemporaneidade, em que a linguagem artística dá-se através do ensino por projetos, articulando o ensino, a extensão e a pesquisa. A estrutura curricular também não descuida da relação com a licenciatura, desenvolvendo projetos culturais e educativos conjuntos ao desenhar o conhecimento através de competências e habilidades voltadas para a produção, apropriação e mobilização dos saberes contextualizados na atualidade da arte constituída dialogicamente na História.

O egresso do Bacharelado em Artes Visuais estará apto a intervir na sociedade por meio de suas produções e criações artísticas, atuando em diferentes espaços culturais e educativos, participando das diversas manifestações artísticas que propiciem estimulem o desenvolvimento, a divulgação e a apreciação da criação e produção artística. Estará apto também a dar continuidade a sua formação identificando e aprofundando os saberes necessários à atuação profissional conforme as transformações da área no contexto local, nacional e internacional, ampliando o contexto da sociedade brasileira.

O desenvolvimento do curso dá-se através de disciplinas teórico-práticas e disciplinas teóricas, sendo as primeiras oferecidas em espaços de laboratórios e atelieres localizados predominantemente no Instituto de Artes da UFRGS.  A articulação entre a prática e a teoria inicia a partir do primeiro semestre do curso tendo como foco a reflexão sobre o fazer artístico.

O tempo de integralização previsto é de 4 anos. A grade curricular está organizada em três módulos com uma carga horária total de 2970 horas, sendo 270 horas de atividades complementares e 510 horas de atividades de Trabalho de Conclusão de Curso, além de

2190 horas de créditos obrigatórios compreendendo disciplinas obrigatórias e obrigatório-alternativas. O primeiro módulo se desenvolve em dois semestres seriados perfazendo 8 disciplinas de caráter obrigatório com carga horária de 4 horas cada uma e 4 disciplinas de caráter obrigatório com carga horária de 2 horas cada uma integralizando 40 créditos ou 600 horas. As disciplinas deste módulo têm um oferecimento anual.

O segundo módulo está constituído em 4 semestres e define uma etapa de aprofundamento nas linguagens artísticas. Este módulo está organizado por créditos perfazendo um total de 100 créditos ou 1500 horas. As disciplinas estão organizadas em blocos de disciplinas de caráter obrigatório-alternativo possibilitando a escolha do aluno.

O terceiro módulo define as duas últimas etapas do curso ou os dois últimos semestres e corresponde ao desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso sendo 510 horas de Projeto e 90 horas de seminários de Projeto, constituídos como disciplinas obrigatórias à formação. Para ingressar neste módulo o aluno deve necessariamente ter concluído todas as etapas anteriores e também passar por uma avaliação e orientação específica realizada pelo professor que responderá pela orientação de seu Projeto de Graduação.

O Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Artes Visuais volta-se para a formação de um artista que possa exercitar sua autonomia e auto-organização a partir da definição de seu próprio currículo. Com a grade curricular do curso organizada de um modo misto é possibilitado ao discente a construção consciente de seu perfil profissional, definido na habilitação para a produção, para a pesquisa e/ou a crítica numa interlocução com o ensino das artes visuais com as ênfases individuais nos conteúdos que se fizerem necessários à formação.

Representação Gráfica de um Perfil de Formação

O Curso de Bacharelado em Artes Visuais formará sempre o Bacharel em Artes Visuais, entretanto conforme as escolhas do discente, o histórico do curso poderá ser definido em um perfil de formação que privilegia a especificidade dentro da área de artes visuais ou ainda a generalidade da área, mesclando artes plásticas tradicionais com artes visuais de caráter tecnológico.

Currículo do Bacharelado em Artes Visuais

Créditos Obrigatórios: 146

Créditos Eletivos: 0

Créditos Complementares: 18

Número de tipos de atividades complementares: 2

Semestre selecionado: 2009/2

Acesse aqui o link do Currículo – Bacharelado em Artes Visuais

Acesse aqui o Projeto Pedagógico – Bacharelado em Artes Visuais

Perfil do Egresso

O egresso do Curso de Bacharelado em Artes Visuais tem uma formação que o habilita para a pesquisa, para a produção e para o desenvolvimento de projetos educativos culturais. Com o foco na formação do artista profissional define com autonomia a construção de habilidades específicas na hibridização de linguagens visuais, cruzando percepção, reflexão e produção, possibilita uma formação crítica e participativa que habilita o egresso a atuar no circuito da produção artística e também em áreas correlacionadas em que se requer o potencial criativo aliado ao conhecimento técnico da área de artes visuais.

Forma de Acesso ao Curso 

O acesso ao curso dá-se prioritariamente pelo oferecimento anual de 44 vagas via Concurso Vestibular e Prova de Habilitação Específica. Além disso, o processo de evasão ou de jubilamento dos alunos do curso é articulado à modalidade de Ingresso extravestibular, conforme resolução 17/2007 do CEPE, cabendo ao curso obrigatoriamente a abertura da vaga definida. O Curso de Bacharelado em Artes Visuais segue a definição da UFRGS do sistema de cotas estabelecido no regulamento do Concurso Vestibular.