Graduação – Departamento de Artes Visuais


Estrutura Administrativa
Gestão 2018-2019

Chefe do Departamento de Artes Visuais
Profª. Daniela Pinheiro Machado Kern
Chefe-Substituta do Departamento de Artes Visuais
Profª. Marina Bortoluz Polidoro

E-mail departamental: iadav@ufrgs.br
Fone: 051-33083936
Endereço: Rua Senhor dos Passos, 248, 3º andar — Centro Histórico — Porto Alegre, RS

Colegiado do Departamento de Artes Visuais
Prof. Adolfo Luis Schedler Bittencourt
Profª. Adriane Hernandez
Profª. Ana Maria Albani de Carvalho
Profª. Andrea Hofstaetter
Prof. Eduardo Ferreira Veras
Prof. Felix Bressan
Profª. Helena Araújo Rodrigues Kanaan
Prof. Hélio Custódio Fervenza
Profª. Joana Bosak de Figueiredo
Profa. Laura Gomes de Castilhos
Prof. Luiz Eduardo Robinson Achutti
Profª. Maria Ivone dos Santos
Profª. Marina Bortoluz Polidoro
Profª. Maristela Salvatori
Profª. Niura Aparecida Legramante Ribeiro
Profa. Teresinha Barachini

Representante Discente 2018:

Sobre o Departamento de Artes Visuais

O atual Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS conta com 47 docentes, sendo 45 doutores e 2 doutorandos em regime de Dedicação Exclusiva, os quais dedicam-se a atividades de extensão, pesquisa e ensino de graduação e pós-graduação.

Na Graduação, o corpo docente atende alunos(as) dos cursos de Licenciatura em Artes Visuais, Bacharelado em Artes Visuais e Bacharelado em História da Arte. Através do compartilhamento de vagas atende outros cursos de graduação da UFRGS, tais como: Música, Filosofia, Biblioteconomia, Jornalismo, Museologia, Publicidade e Propaganda, História, Relações Públicas e Arquitetura.

Na Pós-Graduação, atende alunos(as) de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – PPGAV/UFRGS e colabora com outros programas de pós-graduação na UFRGS e de outras instituições de ensino superior no país.

O Departamento de Artes Visuais conta com Salas de Aula, Ateliês de Arte, Laboratórios, Arquivo Histórico e a Acervo e Galeria da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, localizados no prédio do Instituto de Artes – IA, bem como, com salas de aula que localizam-se no Anexo I da Reitoria, no prédio do Instituto de Ciências Básicas de Saúde -ICBS e no prédio da Prefeitura do Campus Centro.

O atual corpo docente do DAV-IA/UFRGS tem publicado os resultados de suas pesquisas em periódicos nacionais e internacionais, ampliando a sua rede de colaboradores e, ainda, tem oferecido a comunidade um amplo número de atividades de extensão.

Compete ao Departamento de Artes Visuais segundo o Estatuto e Regimento Geral da UFRGS:

CAPÍTULO III – DAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS
Seção III
Dos Departamentos
Art. 38 – O Departamento, compreendendo disciplinas afins, é a menor fração da estrutura universitária para todos os efeitos de organização administrativa, didático-científica e de distribuição de pessoal.
Parágrafo único – Os docentes integrantes da Carreira do Magistério Superior do Quadro de Pessoal da Universidade devem estar lotados obrigatoriamente em Departamentos.

Art. 39 – Compete ao Departamento:
* I – elaborar, propor e desenvolver programas de ensino, de pesquisa e de extensão em concordância com os setores envolvidos, assessorados pelas respectivas comissões coordenadoras da Unidade;
* II – ministrar, isoladamente ou em conjunto com outros Departamentos, atividades de ensino de graduação, atividades de pós-graduação e de extensão;
* III – promover a distribuição das tarefas de ensino, de pesquisa e de extensão entre seus membros, compatibilizando os diversos planos de atividades em conjunto com as respectivas comissões coordenadoras da Unidade;
* IV – encaminhar à Direção o Plano de Ação e o Relatório Anual das atividades do Departamento;
* V – estudar e sugerir normas, critérios e providências ao Conselho da Unidade sobre a execução das atividades de graduação, de pós-graduação, de pesquisa e de extensão;
* VI – propor ao Conselho da Unidade, isoladamente ou em conjunto com outros Departamentos, a criação de cursos de pós-graduação lato sensu.

Art. 40 – Os Departamentos compreendem:
* I – Plenário;
* II – Colegiado;
* III – Chefia.

Art. 41 – O Plenário, órgão deliberativo superior, é constituído por todos os docentes do Departamento, lotados e em exercício, e pela representação discente na proporção de 1 (um) aluno para cada 5 (cinco) docentes, escolhidos de acordo com o Regimento Interno da Unidade.

Art. 42 – São atribuições do Plenário do Departamento:
* I – decidir sobre o processo de eleição da Chefia do Departamento;
* II – pronunciar-se, sempre que convocado, sobre matéria de interesse do Departamento.

Art. 43 – O Colegiado poderá ser instituído a critério do Departamento, e suas atribuições, composição, duração de mandatos e processo de eleição dos representantes serão definidos pelo Regimento Geral da Universidade, observado o princípio de gestão democrática.

Art. 44 – O Chefe do Departamento será eleito dentre seus docentes, para um mandato de 2 (dois) anos, nos termos do Regimento da Unidade.

Art. 45 – Compete ao Chefe do Departamento:
* I – superintender, coordenar e fiscalizar todas as atividades do Departamento, implementando as decisões tomadas pelo Plenário ou pelo Colegiado;
* II – convocar e presidir as sessões do Plenário ou do Colegiado, participando com direito a voto de qualidade, além do voto comum;
* III – integrar, como representante do Departamento, o Conselho da Unidade; IV – representar o Departamento perante os demais órgãos da Universidade.

Art. 53 – Os Departamentos das Unidades Universitárias, compreendendo Plenário, Colegiado e Chefia, têm suas finalidades e competências definidas no Estatuto e disciplinadas neste Regimento Geral.
* 1º – O Departamento poderá constituir um Colegiado quando o número de seus docentes for superior a 20 (vinte), sendo sua composição definida no Regimento Interno da Unidade.
* 2º – O número de membros docentes no Colegiado será no mínimo de 8 (oito) e no máximo de 16 (dezesseis).
* 3º – O mandato dos docentes membros do Colegiado será de 2 (dois) anos, coincidindo com o período do mandato do Chefe do Departamento e do Chefe Substituto.
* 4º – A representação discente no Plenário e no Colegiado, quando existente, será de 1 (um) aluno para cada 5 (cinco) docentes, escolhidos de acordo com o Regimento Interno da Unidade.

Art. 54 – Compete ao Plenário ou ao Colegiado, quando existente, além do previsto no Estatuto:
* I – atribuir aos docentes do Departamento as tarefas de ensino, de pesquisa, de extensão e, na sua esfera de competência, de administração;
* II – propor ao Conselho da Unidade a admissão e a dispensa de docentes, bem como modificações do regime de trabalho destes;
* III – deliberar sobre pedidos de afastamento de docentes;
* IV – designar os representantes do Departamento nas instâncias previstas no Regimento Interno da Unidade;
* V – indicar ao Conselho da Unidade nomes para a composição de Comissões Examinadoras de concursos destinados ao preenchimento de vagas no corpo docente;
* VI – manifestar-se previamente sobre acordos, convênios e contratos, bem como sobre a realização de congressos e atividades similares, a serem executados no âmbito do Departamento ou com sua colaboração;
* VII – examinar o relatório anual das atividades do Departamento elaborado pela chefia;
* VIII – promover a avaliação do desempenho dos docentes e do desenvolvimento das atividades de ensino do Departamento.

Art. 55 – O plenário do Departamento poderá ser convocado pelo Chefe, por solicitação do Colegiado ou de 1/3 (um terço) dos membros do Departamento.

Art. 56 – Compete ao Chefe do Departamento, além do previsto no Estatuto:
* I – elaborar o Relatório Anual das atividades do Departamento;
* II – atribuir aos docentes do Departamento as tarefas de ensino, de pesquisa, de extensão e, na sua esfera de competência, de administração, quando o Plenário ou o Colegiado não o fizer.

Art. 57 – O Chefe do Departamento, durante seus afastamentos temporários e impedimentos eventuais, será substituído pelo Chefe Substituto, e na falta deste, pelo membro mais antigo no magistério superior da UFRGS no Colegiado, quando existente, ou no Departamento.

Seção I
Das Disposições Gerais
Art. 107 – Caberá aos Departamentos a responsabilidade pelos recursos humanos docentes necessários ao desenvolvimento do ensino, articulando-se com as Comissões de Graduação, Pós-Graduação e Extensão
2º – As atividades de ensino poderão integrar conteúdos de diferentes áreas de conhecimento, atendendo aos princípios da interdisciplinaridade, através de programação articulada entre Departamentos, um dos quais deverá ser o responsável administrativo pela atividade de ensino

Art. 129 – Caberá aos Departamentos das Unidades Universitárias a responsabilidade de ministrar as atividades de ensino dos diferentes cursos da Universidade, sendo-lhes vedado recusar-se a ministrar atividade de ensino obrigatórias constantes na grade dos respectivos semestres ou etapas; excepcionalmente ser-lhes-á facultado recusar-se, com prévia justificativa aprovada pelo Conselho da Unidade e homologada pela Câmara respectiva, a ministrar atividade de ensino eletiva ou facultativa constante da grade curricular do curso de graduação por eles atendido; também excepcionalmente ser-lhes-á facultado, em caso de necessidade, o oferecimento de atividade de ensino obrigatória de diferente semestre ou etapa.

Parágrafo único – Para fins de atribuição das tarefas docentes e elaboração dos planos de trabalho, o ensino de graduação terá precedência sobre as demais atividades.

Seção II
Da Verificação do Aproveitamento Escolar
Art. 132 – As Atividades de Ensino serão desenvolvidas de acordo com os Planos de Ensino elaborados pelo docente por elas responsável e aprovados pelos respectivos Departamentos e Comissões de Graduação.

Regimento Geral da UFRGS: http://www.ufrgs.br/consun/legislacao/documentos/estatuto-e-rgu-2015

Apoio Administrativo:
Núcleo Administrativo e Recursos Humanos
e-mail: ia_admrh@ufrgs.br
Telefones: 3308-4311 e 3308-4312